• Entrar
  • Cadastrar
Você come couve com as folhas amareladas? Veja como saber se o vegetal está apodrecido ou não

Couve amarelada faz mal à saúde? Temos a resposta no TudoGostoso!

A couve pode ficar amarela com o passar do tempo. (Créditos: Shutterstock)

A couve é uma das hortaliças mais consumidas no dia a dia, sendo o ingrediente especial em diversos pratos. A sua coloração, um verde forte, é uma marca característica, mas por vezes podemos nos deparar com um tom amarelado na couve que nos leva a duvidar da qualidade. Desse jeito, ela ainda está própria para o consumo? Venha descobrir agora no TudoGostoso!

Por que a couve fica amarela?

A grande responsável pela coloração da couve é a clorofila! Quando o vegetal está com a cor amarela é porque esse composto está em falta. Isso geralmente ocorre pela pouca quantidade de ar, ou de sol, mas o mais comum é quando ela está sem água. As folhas da couve ficam amarelas quando estão perto de desidratar, fazendo com que elas fiquem mais fragilizadas até por fim apodrecerem.

Faz mal comer couve amarela?

Calma que nem tudo está perdido caso a couve esteja amarela! A verdade é que ela ainda pode ser consumida, mas não terá tanto sabor e nutrientes como é comum quando ela está verde e saudável. Contanto que ela não apresente pequenos pontos pretos, ela ainda pode ser utilizada. Indicamos usá-la em sucos detox para ficar potente com os componentes dos outros vegetais. Quando amarelada, ela também pode ser usada para fazer chips de couve, basta caprichar nos temperos para deixá-la extremamente saborosa. Use a sua criatividade!

Como saber se a couve está apodrecida

A couve é um alimento que rende muito, podendo ser usada diversas vezes e fazendo com que ela passe um tempo a mais na geladeira em comparação a outros vegetais. Quanto mais firme e com a cor forte de verde escuro, melhor ela estará. Esteja sempre atento aos sinais de apodrecimento! Se a couve estiver com pontinhos pretos, mofada ou com furos em excesso, ela não deve ser consumida. Além disso, ela não pode apresentar folhas murchas e molengas. Esses são os principais pontos a serem analisados quando vir a dúvida se o vegetal ainda está bom para ser usado em receitas ou não. Se ela estiver amarelada, mas ainda firme e sem pontos pretos, pode apostar na sua utilização sem medos!

Dicas para conservar a couve

Para a couve sobreviver por um período de tempo maior, alguns cuidados devem ser feitos. Coloque as folhas em sacos plásticos na gaveta de vegetais ou na prateleira inferior da geladeira. Assim ela consegue durar cerca de uma semana e meia sem maiores problemas. Outra opção é optar pelo congelamento se você não sabe em quanto tempo levará para consumir o alimento por completo. Lave bem a couve, seque e armazene em potes com tampa no congelador.

Benefícios da couve

A couve faz parte do grupo de alimentos antioxidantes e detoxificantes, sendo muito útil para quem busca auxílio contra problemas cardiovasculares, retenção de líquido e uma ajuda na limpeza do organismo. Ela também é uma fonte de vitaminas, cálcio, potássio, ferro e magnésio e entre outros. Cheia de vantagens e nutrientes, né? Além disso tudo, ela ainda traz um ótimo sabor para as receitas.

Veja mais

52 receitas com acelga (couve chinesa) para acrescentar a verdura ao seu cardápio
Dieta da Kate Middleton: veja tudo que está incluído no cardápio da princesa!
Congelar carne no dia em que ela está prestes a estragar: truque de gênio ou erro?

Temas relacionados