• Entrar
  • Cadastrar
Você sabe o que são os pontinhos pretos nas bananas?

Descobrimos o que são aqueles pontos pretos no meio da banana! Venha conferir!

É comum as bananas apresentarem pequenos pontos pretos (Crédito: Shutterstock)

A banana é uma das frutas queridinhas dos brasileiros, mas você já reparou que quando ela apresenta alguns pontinhos pretos na fruta? Muitos até pensam que essas partes escuras são as sementes dela, mas será que isso está certo? Fomos em busca da resposta para essa questão e você vai ficar surpreso. Venha descobrir agora o que esses pontinhos mais escuros significam! Confira no TudoGostoso.

Não se engane com os pontos pretos nas bananas

Se você pensava que esses pontinhos pretos eram as sementes da banana, a gente precisa te informar que essa informação está errada! As bananeiras como nós conhecemos crescem a partir de brotos laterais que surgem a partir do caule da planta mãe. Quando esses brotos crescem o suficiente, eles podem ser cortados e replantados para gerar novas plantas. Em resumo, as bananas não precisam de sementes para se reproduzir.

O que são os pontos pretos nas bananas?

A resposta é simples e direta: aqueles pontinhos pretos nas bananas, na verdade, são óvulos não fecundados da planta! Mas não se preocupe, eles não fazem mal algum para a nossa saúde e muito menos interferem no gosto da fruta! Por isso, não precisa se preocupar em retirá-los para o consumo.

Toda banana não possui semente?

Como explicamos, esse tipo de banana como conhecemos no Brasil, seja a nanica, prata, maçã, ouro e da terra, não precisam de sementes para se reproduzirem! Esse processo da remoção de sementes aconteceu com base em uma mudança genética para melhorar a qualidade do produto, focando na rapidez para elas estarem prontas para o consumo. Esses tipos tradicionais da fruta apresentam brotos que crescem a partir da planta-mãe, completamente iguais, o que acelerou a sua forma de ser difundida pelo país.

As bananas com caroços

Ainda é possível encontrar algumas espécies de bananas que desenvolvem caroços, mas mesmo assim não são sementes. Elas são chamadas de bananas selvagens, mas como o próprio nome dá a entender, esse tipo de fruta não é adequada para o consumo e pode até mesmo ser prejudicial aos seres humanos. Mantenha distância, hein! Aposte nas boas bananas já conhecidas e encontradas com facilidade em mercados e em feiras.

Veja mais

8 formas inacreditáveis de aproveitar a casca de banana: descubra como fazer e economize
É muito fácil e pouca gente sabe: como evitar que a banana amadureça rápido com apenas uma faca
Receitas com casca de banana: 13 pratos para você economizar e aproveitar ao máximo o ingrediente

Temas relacionados