A linguiça calabresa faz bastante sucesso entre os petiscos saborosos e fáceis, ainda mais quando vem acompanhada de uma boa cebola refogada, não é mesmo? Esse prato além de causar água na boca, também faz surgir grandes questões sobre a calabresa fazer mal para a saúde, a sua fabricação, quais os riscos de consumi-la e entre tantas outras dúvidas. Se está curioso, venha descobrir as respostas corretas no TudoGostoso!
Do que é feita a linguiça calabresa?
A calabresa é feita a partir de pedaços da carne e gordura suína, da proteína de soja, do sal e da pimenta-calabresa. Dependendo de quem a fabrica, ainda pode contar com aromas naturais como o de fumaça ou o de pimenta-preta. Todo esse processo faz com que o seu sabor seja mais concentrado, fazendo sucesso no mundo culinário. Mas não pense que ela possui esse nome apenas por ter adicional de pimenta-calabresa! Na verdade, ela é uma homenagem à cidade italiana de Calábria, onde surgiu.
A diferença entre a calabresa e a linguiça toscana
Os dois tipos de linguiça são uma delícia e apesar de ambas serem feitas a partir da carne de porco, é notório que existe uma certa diferença entre elas. A linguiça calabresa é levemente apimentada, enquanto a linguiça toscana, mesmo contando com muitos condimentos e temperos misturados, não possui essa certa picância. Além disso, a calabresa passa pelo processo de cocção, fazendo com que ela desidrate. Já a linguiça toscana faz sucesso pela sua suculência. Isso faz com que a segunda seja própria para o churrasco, enquanto a calabresa ganhe uma textura emborrachada quando feita na brasa.
Como a linguiça calabresa pode fazer mal à saúde
A linguiça calabresa, apesar de extremamente apetitosa, esconde diversos riscos para a saúde. Ela faz parte do grupo de alimentos que possuem um alto poder inflamatório, podendo originar alergias e problemas no estômago. A calabresa é um produto embutido rico em gorduras saturadas e que pode provocar uma alta nos níveis de colesterol ruim, o LDL, fazendo com que ocorra o bloqueio nas artérias do coração. As linguiças desse tipo também possuem um nível elevado de sódio, acarretando em uma pressão arterial elevada, na retenção de líquidos, no endurecimento dos vasos sanguíneos, em ataques cardíacos e entre outros problemas. Quando for comer, tome cuidado para não exagerar na quantidade, hein!
Qual é a linguiça mais saudável?
Entre os diferentes tipos de linguiça, a mais saudável é a que é feita a partir do frango. Em comparação, o frango é mais saudável que a carne suína, apresentando menos gorduras, mas mesmo assim necessita de temperos para o seu preparo, como o sal. Essa substância é a maior vilã pois é encontrada no produto em quantidades expressivas, ainda mais se for consumido de maneira excessiva. Por isso, é importante ressaltarmos que a linguiça de frango pode apresentar os mesmos riscos que a linguiça calabresa.
Veja mais
Coração de galinha empanado é tão gostoso que vai se tornar o seu petisco favorito
Batata-doce na airfryer: aprenda como deixar crocante sem usar óleo!
Como reaproveitar bife seco: veja dicas e truques incríveis para evitar o desperdício