A chia é uma das sementes que mais ganhou destaque nos últimos anos, principalmente quando o assunto é emagrecimento. Ela possui muitos outros benefícios para a saúde e é bastante versátil, podendo ser usada em diversos preparos diferentes, como bolinho de cenoura com curry e chia sem glúten, muffin salgado de chia, pudim de chia e muito mais! Porém, esse superalimento também pode trazer malefícios para o corpo, sabia? Hoje o TudoGostoso vai falar quais são os malefícios da chia para a saúde e quem não deve comer este alimento. Confira!
Quem não pode comer chia?
Quem não pode comer chia são as pessoas que possuem algum tipo de doença intestinal inflamatória, como a diverticulite e a doença de Chron. O motivo para isso é simples: quando os pacientes estão com o intestino inflamado, as sementes de chia podem agir obstruindo-o.
É o caso da diverticulite, que forma bolsas inflamadas no intestino grosso onde as sementes podem ficar “presas”, levando a um quadro sério de saúde.
A chia também é contraindicada para quem tem alergia a outras sementes, como linhaça, gergelim e mostarda. Isso porque há grandes chances da pessoa também ser alérgica à chia.
Quais são os malefícios da chia para a saúde?
Como a gente sempre explica, qualquer alimento em excesso pode fazer mal à saúde. Por isso, se você consumir uma quantidade de chia maior do que a indicada, pode sofrer com alguns efeitos colaterais como:
- Distensão abdominal
- Gases
- Inflamação
- Diarreia
- Desconforto gastrointestinal
- Constipação
- Asfixia
Além disso, existem alguns casos em que a chia deve ser consumida apenas após indicação médica e estudo do quadro clínico do paciente, como:
- Hipotensos
- Hipertensos, porque a chia pode interagir com alguns tipos de medicamento para pressão por causa dos níveis de ômega 3 presentes na semente
- Diabéticos, já que a chia é rica em fibras e diversos medicamentos para essa doença contém doses de fibra na composição, o que faz com que haja uma necessidade no ajuste das dosagens.
Quanto de chia comer por dia?
O ideal é consumir entre uma a duas colheres de sopa de chia por dia. Ela pode ser usada em diversas receitas ou até para potencializar vitaminas, smoothies, tapioca, crepioca, omelete e muito mais.
Também vale destacar que a melhor maneira de consumir a chia é hidratando antes, porque assim ela garante mais saciedade por mais tempo.
Para fazer isso, você pode misturá-la nos lanches que falamos acima mas deixar descansar por 10 minutos antes de consumir. No caso dos preparos salgados, aguarde esse tempo antes de adicionar à frigideira.
Veja mais:
Tudo sobre chia: benefícios, receitas, indicações e contraindicações da semente aliada das dietas