Os alimentos em conserva são uma prática secular no mundo todo para, como o próprio nome já diz, conservar os ingredientes por mais tempo e evitar o desperdício de comida. As conservas foram inventadas em uma época em que a geladeira (e a eletricidade) ainda não faziam parte da sociedade, e era necessário outros meios para impedir que os alimentos estragassem. Porém, mesmo com o avanço tecnológico, esse tipo de preparo ainda é muito utilizado na culinária. E, como tudo que comemos, ele gera a dúvida: alimento em conserva faz mal à saúde? Confira abaixo!
Alimentos em conserva fazem mal à saúde?
Depende. Sim, essa é a resposta! Sem exageros, os alimentos em conserva não fazem mal à saúde. Porém, é preciso ter cuidado com o consumo, principalmente dos industrializados. Isso porque a conserva é feita usando ingredientes que, se consumidos em excesso, podem causar problemas sérios, como o sal e o açúcar.
O sal é rico em sódio, uma substância que pode levar à hipertensão arterial e causar problemas renais e cardiovasculares se for consumida de forma exagerada. Já o açúcar pode causar também doenças cardiovasculares, além do aumento de cáries e obesidade. Sendo assim, é importante consumir os alimentos em conserva com moderação.
Uma alternativa para garantir que a conserva tenha menos sódio e açúcar é fazê-la em casa. Aqui mesmo no TudoGostoso você aprende como fazer vários tipos diferentes, como é o caso da cebola em conserva, pepino em conserva, pimenta em conserva, alho em conserva e muito mais.
O que fazer para os alimentos durarem mais tempo?
Hoje em dia, é muito mais fácil fazer com que os alimentos durem mais tempo sem nem precisar de conserva. A maioria deles, principalmente os vegetais, podem ser congelados e descongelados quando for necessário, e duram entre 3 a 6 meses no freezer sem perder as propriedades.
Para quem tem um espaço de freezer pequeno, o ideal é comprar os vegetais a cada semana, em pequenas quantidades. Assim, você consegue ter alimentos frescos com frequência e sem ocupar espaço na geladeira!
Veja mais:
Duelo saudável: é melhor usar o açúcar mascavo ou o mel nas receitas doces?