• Entrar
  • Cadastrar
Por que gostamos tanto de açúcar? A ciência explica como esse ingrediente vira um vício

O açúcar é um dos responsáveis por nos trazer aquela sensação de conforto, mas em alguns casos ele pode ser viciante! Ficou curioso? Venha descobrir como isso funciona!

Cuidado com o consumo excessivo de açúcar! (Créditos: Shutterstock)

O açúcar é um ingrediente que está presente em diversos momentos do nosso cotidiano, desde um bolo, até como forma de adoçar o café que os brasileiros tanto amam. Fora o fato de que é muito difícil encontrar uma sobremesa do dia a dia que não leve esse produto em sua receita. A verdade é que algumas pessoas exageram no consumo e podem acabar desenvolvendo vício ao açúcar. Mas por que isso acontece? Descubra agora no TudoGostoso!

Como o vício em açúcar se desenvolve

Sabe aquela clássica cena nos filmes que quando a personagem está triste, recorre a um pote de sorvete ou ao consumo de guloseimas? Isso é porque o açúcar libera uma substância chamada dopamina, que atua no cérebro e estimula os hormônios do humor e do prazer. Consumindo até mesmo uma pequena quantidade de açúcar, estamos produzindo uma resposta positiva para os neurônios que nos ajudam a relaxar. O grande problema em volta dessa questão é que por o açúcar estar em quase tudo que comemos, com o tempo a quantidade dessa especiaria precisará ser aumentada para continuar dando a mesma resposta de dopamina de antes. Isso faz com que cada vez as pessoas consumam mais açúcar e tornem-se viciadas nele.

Sinais de vício em açúcar

Geralmente as pessoas associam o açúcar a uma carga de energia, deixando as pessoas superanimadas. Mas em alguns casos outras pessoas só ficam calmas após consumir o doce, fazendo com que isso seja uma variável entre os casos. Mas preste atenção aos sinais! Os mais comuns são o desejo constante de lanches e bebidas açucaradas, consumir açúcar sem estar com fome, precisar provar esse tipo de adoçante quando está triste ou para se acalmar. É importante pontuar que o vício em açúcar em alguns casos pode andar de mãos dadas com o vício em cafeína, então é essencial estar atento às quantidades de adoçante a ser acrescentado no café, além de quantas vezes ao longo do dia que consome xícaras dessa bebida.

Perigos do consumo excessivo de açúcar

O uso exagerado do açúcar pode acarretar em diversos problemas de saúde! O que mais chama a atenção é o risco de diabetes tipo 2 e a síndrome do fígado gorduroso, uma doença hepática atrelada aos níveis de glicose. Além disso, o açúcar incentiva o ganho de peso, podendo levar à obesidade e aumentando as chances de desenvolver outras doenças, como o câncer, por exemplo.

Como combater o vício em açúcar

Existe uma maneira de vencer o vício em açúcar. Você deve modificar sua dieta adicionando alimentos com baixo teor de açúcar, vegetais, proteínas de qualidade e em gorduras boas. Leia mais os rótulos dos alimentos para descobrir quanto açúcar há no que você come. Consulte um nutricionista para que o profissional possa elaborar um plano alimentar que se adeque ao seu estilo de vida e te auxilie quanto ao suporte emocional causado pelo vício em açúcar. Procure praticar atividades físicas! Assim como o açúcar, elas também liberam hormônios responsáveis pelo prazer e humor.

Veja mais

Diabético, José Loreto come esse bolo de banana toda semana e Ana Maria Braga aprovou: receita é ultrassimples!
Não jogue fora os caroços de damasco: seus 3 usos inesperados
Mamão formosa ou papaia? Não importa o tipo, o que vale é comer a fruta todos os dias!

Temas relacionados