• Entrar
  • Cadastrar
Diz o ditado que "cebola é remédio para tudo". O que diz a ciência?

A cebola é cheia de benefícios, mas será que ela pode ser considerada um remédio para tudo? Venha conferir!

A cebola é um vegetal que trazer diversos resultados positivos para a saúde, mas será que isso se aplica pra tudo? (Créditos: Shutterstock)

Você já ouviu falar no ditado que “cebola é remédio para tudo”? Esse vegetal polêmico sempre dá o que falar, seja pela sua versatilidade, a maneira certo de armazenar ou até mesmo por fazer os outros chorarem quando é cortado. Mas o que acontece com o seu corpo quando você consome a cebola? Venha descobrir agora no TudoGostoso!

Cebola é remédio para tudo?

A cebola traz diversos benefícios para a saúde, mas mesmo assim ela não pode ser considerada remédio para tudo! Apesar disso, ela é um vegetal bastante nutritivo, que contém compostos como a quercetina, responsável por propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, podendo contribuir para a saúde do coração e na redução do risco de certos tipos de câncer. Além disso, a cebola é uma boa fonte de vitaminas C e B6, além de possuir fibras alimentares. Na dúvida, é sempre melhor consultar um profissional de saúde para obter orientação sobre a dieta e o estilo de vida adequado para manter a saúde em dia, mas a cebola é um alimento que possui diversos benefícios para o seu bem-estar.

Quantidade de cebola recomendada

Como as cebolas são um alimento natural e nutritivo, você pode consumi-las em quantidades razoáveis, de acordo com suas preferências pessoais e tolerância digestiva. Recomendamos não passar de meia cebola por dia, já que o excesso desse vegetal pode provocar a síndrome do intestino irritável. Para obter os benefícios à saúde associados ao consumo de cebolas, é aconselhável incluí-las regularmente em suas refeições. Ela pode deixar a sua salada muito mais gostosa, ao ser servida cortada em rodelas ou até mesmo picada. A cebola também pode ser refogada com outros vegetais como acompanhamento ou você também pode utilizá-la como ingrediente em sopas, ensopados, molhos e pratos principais. O gosto acentuado da cebola pode dar um toque especial para as suas receitas!

Benefícios da cebola

As cebolas são um vegetal versátil e nutritivo que oferece vários benefícios à saúde quando consumidas regularmente. Elas podem reduzir os níveis do colesterol ruim e da pressão arterial, o que pode diminuir o risco de doenças cardiovasculares. As cebolas são ricas em vitamina C, que é importante para a saúde do sistema imunológico, ajudando a combater infecções e manter a saúde em dia. Alguns compostos encontrados nas cebolas apresentam propriedades antibacterianas e antivirais, o que pode ajudar a proteger contra infecções. Elas são uma boa fonte de fibras alimentares, que são importantes para a saúde digestiva e podem ajudar a prevenir a constipação. Para completar, as cebolas ainda ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, o que pode ser benéfico para pessoas com diabetes ou em risco de desenvolver a doença.


Veja mais

Quais são os ingredientes dos cubos de caldo de galinha? Aqui está a verdade, de acordo com especialistas
Só tem 3 limões em casa? Aprenda 3 receitas baratas e deliciosas que até a xepa do BBB consegue fazer!
Qual a carne mais rica em proteína: frango, bovina ou suína?

Temas relacionados