• Entrar
  • Cadastrar
3 lanches fáceis que ajudam no funcionamento do intestino, segundo especialista em saúde digestiva

Intestino saudável é sinônimo de saúde de todo o corpo em dia: confira 3 itens para inserir em seus lanches e melhorar de vez sua digestão! 

Com esses lanches fáceis e saudáveis, seu intestino vai ter a saúde em dia (Foto: Shutterstock)

Considerado por muitos o ‘segundo cérebro’ do nosso corpo, o intestino tem papel fundamental no bem-estar. Esse órgão é composto por, pelo menos, meio bilhão de neurônios e, muito mais do que somente processar a comida ingerida ao longo do dia, ele influencia em diferentes aspectos, desde emoções, sono e aspectos relacionados à saúde mental.

Sendo assim, zelar pela saúde intestinal é crucial para o bem-estar geral do organismo. Então que tal ter dicas de especialista para escolher alimentos que sejam capazes de manter em dia microbiota intestinal, composta por bilhões de microorganismos, tem um papel fundamental na regulação do sistema imunológico, na produção de vitaminas e na prevenção do crescimento de bactérias nocivas?

Acadêmica em Nutrição, Carla Menna lista três lanches fáceis e muito saudáveis para seu intestino. Veja em detalhes a seguir!

1 - Iogurte ou iogurte de coco com mirtilos

O iogurte é um laticínio rico em probióticos e polifenóis, substâncias que ajudam a apoiar o crescimento de probióticos. Os mirtilos, por sua vez, são uma fonte de antioxidantes, incluindo antocianinas, que têm propriedades anti-inflamatórias.

2 - Maçã cozida

Rica em fibras e fonte de vitamina A, E e C, a maçã tem seus benefícios conhecidos pela ciência há tempos. Mas você sabia que, quando você cozinha maçãs, elas liberam pectina, fibra que atua como um prebiótico no intestino.

3 - Aveioca

A lista elaborada pela especialista tem ainda a variação da tapioca feita com aveia. “A aveia é um alimento prebiótico e a fibra beta-glucana ajuda a alimentar as bactérias boas. A fibra ajuda a mantê-lo saciado por mais tempo e contribui para manter os movimentos intestinais regulares”, explica Carla. A seguir, você confere ainda uma receita desse lanche elaborada pela especialista em nutrição.

Receita de aveioca:

Ingredientes

-½ xícara de aveia em flocos finos;

-½ xícara de água filtrada;

-Uma pitada de sal;

Modo de preparo:

1- Hidrate a aveia misturando com água.

2- Deixe descansar por 10 minutos para hidratar a aveia.

3 - Depois misture a massa novamente e acrescente o sal.

4 - Em fogo médio, esquente uma frigideira.

5 - Quando estiver quente, despeje a massa e aguarde.

6 - Quando ela estiver firme, vire a aveioca e cozinhe o outro lado por mais alguns instantes. É possível consumir pura, ou recheá-la. Algumas sugestões de recheio são: abacate, frango desfiado, atum e ovos.

Veja mais:

- Você sente estufamento abdominal? Nutricionista afirma o que mudar na dieta para quem tem síndrome do intestino irritável;

- Torta de chocolate com apenas 2 ingredientes e amiga do intestino: coma gostoso e melhore a sua saúde digestiva.

Temas relacionados