• Entrar
  • Cadastrar
Esses são os 3 alimentos que ajudam no emagrecimento e prolongam a vida em 10 anos, segundo a ciência

Inclua esses alimentos no seu plano de emagrecimento e aumente a longevidade em 10 anos (Foto: Freepik)

Será que é possível encontrar alimentos que contribuem para um emagrecimento saudável e ainda aumentam a longevidade? A resposta é 'sim'! Você pode perder peso incluindo opções estratégicas no seu cardápio e, além de dar um upgrade na saúde, ainda viver mais!

Foi-se o tempo em que o plano de emagrecimento era focar na contagem de calorias. Saber quais são os efeitos de determinados alimentos no organismo e o poder dos seus nutrientes é fundamental para viver bem e ter resultados eficientes.

E você sabia que 3 alimentos são poderosos para prolongar a expectativa de vida? Veja como é possível investir numa dieta associada à longevidade, de acordo com a ciência.

Saiba quais são os alimentos que prolongam a vida em 10 anos

Se você deseja mudar alguns hábitos alimentares e prolongar a vida em 10 anos através da alimentação, isso é possível! E além de aproveitar os benefícios dos alimentos no aumento da longevidade, ainda é possível associá-los à perda de peso.

De acordo com um estudo publicado pela revista científica Nature Food, você só precisa adotar hábitos saudáveis e isso inclui ainda o consumo de três alimentos específicos no seu cardápio.

Pesquisadores das universidades de Bergen, na Noruega, e de Glasgow, na Escócia, apontam que o consumo de grãos integrais, nozes e frutas possibilitaram "maior diferença positiva" na expectativa de vida. E alertam ainda que as bebidas açucaradas e carnes processadas estão associadas à mortalidade.

Outros alimentos também fazem a diferença para o aumento da expectativa de vida

O estudo avaliou que para aumentar a expectativa de vida dos participantes era necessário adotar uma dieta associada à longevidade. Para isso, era necessário uma alta ingestão dos seguintes alimentos:

  • Leite;
  • Laticínios;
  • Vegetais;
  • Nozes;
  • Legumes.


Os voluntários também comeram frutas, peixes, carne branca e grãos integrais moderadamente, além de ovos, carne vermelha e bebidas açucaradas, em doses mais baixas, além de uma mínima ingestão de grãos refinados e de carne processada.

Os estudiosos buscaram um modelo parecido aos padrões da dieta mediterrânea, apontada como uma das mais saudáveis do mundo pela ciência, e com o intuito de colaborar no processo de emagrecimento com eficiência.

Como a mudança do estilo de vida pode impactar na longevidade

O estudo apontou como as mudanças no estilo de vida podem impactar na expectativa de vida. Foram avaliados mais de 467 mil participantes do UK Biobank, no Reino Unido, que funciona como um banco de dados biomédico e genético.

De acordo com a análise do estudo, as pessoas na faixa etária de 40 anos que mudaram a dieta pouco saudável para uma dieta associada à longevidade poderiam acrescentar em torno de uma década à expectativa de vida.

As análises apontaram que as mulheres prolongaram o tempo de vida em 10,8 anos à idade e os homens, em 10,4.

"Os ganhos na expectativa de vida são menores quanto maior for o atraso no início das melhorias dietéticas, mas mesmo para aqueles que iniciam a mudança alimentar aos 70 anos, o ganho na expectativa de vida é cerca de metade daquele alcançado pelos adultos de 40 anos", afirmaram os responsáveis pelo estudo.

Pessoas com 70 anos que adotaram um plano alimentar saudável tiveram um aumento na expectativa de vida de cinco anos. Vale ressaltar que os pesquisadores ajustaram o modelo adotado para evitar que fatores como tabagismo e classe socioeconômica interferissem nos resultados do estudo.

Veja mais!

Quer vida longa? Atenção aos alimentos proibidos pelos nutricionistas japoneses para uma alimentação saudável.

Esse é o único drink que reduz o risco de mortalidade e melhora o coração, de acordo com a ciência.

Temas relacionados