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Inclua alimentos prebióticos na dieta e tenha um intestino feliz: nutricionista dá dicas práticas para consumir essas fibras tão importantes para a saúde

Nutricionista dá dicas práticas e fáceis para incluir mais prebióticos na rotina e garantir uma microbiota intestinal saudável.

Saiba quais são os alimentos que costumamos ter em casa e são ótimos prebióticos (Foto: Shutterstock)

A importância da alimentação para uma macrobiota intestinal saudável tem sido um dos temas recorrentes nos últimos tempos. Conforme apontam muitos especialistas, uma dieta estratégica é essencial para ajudar a fortalecer o organismo e a fornecer os nutrientes que cada órgão necessita para trabalhar de forma mais eficiente.

E por isso que é tão importante incluir alguns alimentos no cardápio pensando na saúde intestinal, de forma que os resultados possam influenciar em uma qualidade de vida melhor e até no processo de emagrecimento.

Confira algumas dicas e orientações da nutricionista Carla Cury (@nutricarlacury) e aprenda a investir mais nesses aliados da saúde sem precisar, necessariamente, recorrer a cápsulas e suplementos.

O que são prebióticos?

De acordo com a especialista em nutrição funcional, o termo prebiótico já dá uma noção do seu significado: "pré-vida". Na prática, ela explica, eles são uma classe de fibras não digeríveis, porém fermentáveis, além de compostos fenólicos que alimentam as bactérias benéficas em nosso intestino, promovendo o seu crescimento.

"Os prebióticos desempenham um papel crucial no intestino e, consequentemente, em nossa saúde geral", afirma. No lugar de ingerir cápsulas e suplementos, é possível incluir alguns temperos que já contribuem com essa função: "Como cozinhar com cebola e alho, já é bem vantajoso para se ter a ingestão regular de prebióticos na alimentação."

A dica de Carla Cury é que você comece a incluir pelo menos um tempero ou alimento prebiótico no cardápio até que se tenha uma variedade.

Para que servem os prebióticos?

A importância do prebióticos está relacionada ao equilíbrio da microbiota intestinal. "Eles garantem a absorção adequada de nutrientes, fortalecendo o sistema imunológico e melhorando a saúde digestiva", lista a nutricionista.

E ela acrescenta uma função que agrada as pessoas que estão buscando estratégias de emagrecimento de forma saudável: "Eles podem auxiliar na regulação do apetite e equilibram o metabolismo da glicose."

Saiba em quais alimentos se encontram os prebióticos?

Os prebióticos estão presentes em muitos alimentos que você tem em casa e em mais opções que podem começar a ser inseridos na sua lista. Estão presentes em algumas frutas e mais alimentos:

  • Banana, sobretudo na banana verde;
  • Maçã;
  • Cebola;
  • Raiz de chicória;
  • Aveia;
  • Semente de linhaça;
  • Alho-poró.

Entenda a importância de consumir os prebióticos

A especialista ressalta que atualmente os resultados são mais positivos quando as bactérias inatas são alimentadas com os prebióticos do que quando são introduzidas outras bactérias, via cápsulas ou suplementos, que não pertencem à nossa microbiota intestinal.

Então, com essas dicas valiosas, aprenda a investir mais nesses alimentos para garantir a saúde do seu intestino.

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