• Entrar
  • Cadastrar
Nutrólogo ou nutricionista: quem é melhor na dieta para emagrecer? Entenda diferença entre especialistas!

Profissionais atuam em campo semelhante, têm nomes parecidos, mas são complementares; entenda a diferença e saiba quem melhor atende às suas necessidades

Você sabe como atuam o nutricionista e o nutrólogo? Profissionais atuam em campos parecidos, mas têm ofícios complementares. (Crédito: Shutterstock)

Você sabe a quem recorrer quando precisa buscar ajuda profissional para emagrecer? Há quem tenha dúvidas sobre as atuações dos nutricionistas e dos nutrólogos e qual a função de cada um no processo de emagrecimento. O TudoGostoso vai te explicar tudinho a seguir.

Função do nutricionista

Como o próprio nome já indica, o nutricionista é o profissional capacitado para lidar com a nutrição do nosso organismo. É ele quem sabe tudo de alimentos e vai orientar quais ferramentas devem ser utilizadas para uma alimentação saudável e equilibrada, uma vez que conhece a função de cada ingrediente e como os componentes agem no nosso corpo. Por isso, o nutricionista atua na prevenção, controle e tratamento de doenças, garantindo a saúde e o bem-estar dos pacientes.

E como você já deve ter imaginado, o nutricionista também é o profissional que vai te passar uma dieta, um plano alimentar, com base nas suas necessidades e no que cada alimento pode te oferecer. Por isso, nada de pegar a dieta de um amigo, tá?

Cada indivíduo tem questões e necessidades diferentes, que vão desde o emagrecimento, o ganho de massa muscular, a melhora de um desempenho esportivo ou a suplementação de alguma vitamina. Deu para perceber que o trabalho do nutricionista é muito mais completo e vai além de uma dieta para emagrecer?

Nutrólogo é médico?

Nutricionista é o profissional recomendado para ajudar no equilíbrio da alimentação. (Crédito: Shutterststock)

Sim, diferentemente do nutricionista, o nutrólogo tem formação em medicina. Esse profissional especialista em nutrologia é capaz de trabalhar a relação entre nutrientes e medicamentos.

Como estamos falando de um médico, ele está apto a prescrever remédios para alguns tipos de doença. Por exemplo, enquanto o nutricionista pode indicar bons alimentos para reduzir o colesterol ruim, o nutrólogo pode recomendar o uso de determinada medicação, até mesmo as controladas.

O nutrólogo também é capaz de corrigir desequilíbrios hormonais, fisiológicos e bioquímicos. Ele é o profissional que vai fazer uma análise completa do funcionamento do organismo e pode até recomendar uma consulta com um nutricionista, que dará ferramentas para tratar determinada necessidade por meio da alimentação.

Veja mais:

Anemia: combata a doença investindo nesses alimentos

Alimentos ricos em cálcio: 7 opções para melhorar a saúde dos ossos com ingredientes saudáveis

Ômega 3 melhora a saúde do cérebro e do coração! Confira alimentos ricos no ácido graxo para incluir na alimentação

Temas relacionados