• Entrar
  • Cadastrar
Perder 5kg em um mês de forma saudável: nutricionista explica como funciona a dieta metabólica

Especialista afirma que o método cumpre o que promete, sem comprometer a massa muscular; você só precisa fazer a sua parte! 

Perder 5kg em um mês de forma saudável: nutricionista explica como funciona a dieta metabólica

Dieta metabólica cumpre promessa de emagrecimento sem perda de massa muscular, afirma nutricionista (Fotos: Freepik e Canva)

Você já ouviu falar na dieta metabólica? Esse modelo de plano alimentar é apontado em alguns estudos como uma estratégia benéfica na perda de peso, e também na prevenção de algumas doenças.

No entanto, a busca pela promessa de perda de 3 e 5 quilos em um mês costuma chamar mais atenção, e esse é um dos motivos que faz a dieta ganhar tantos adeptos.

A dieta metabólica tem como vantagem respeitar as características individuais do metabolismo de cada pessoa. A nutricionista Ruth Egg, especialista em esportes e comportamento alimentar, dá mais detalhes.

Como funciona a dieta metabólica para a perda de peso

A proposta dessa dieta é equilibrar a ingestão de proteínas, carboidratos e gorduras, alternando o consumo de carboidrato de forma estratégica. A partir desse método, o metabolismo acelera e a queima de gorduras é otimizada.

Anutricionista afirma que a dieta metabólica pode ser uma ótima opção para quem busca emagrecer com saúde e de forma sustentável, diferentemente de métodos como a dieta do ovo, que pode causar deficiências nutricionais.

"Ela considera o funcionamento do organismo de cada pessoa e propõe um planejamento alimentar individualizado, o que aumenta as chances de sucesso", aponta a especialista.

Entenda o que é 'flexibilidade metabólica'

O método trabalha com a "flexibilidade metabólica", que nada mais é do que a capacidade do corpo de utilizar diferentes fontes de energia de acordo com a necessidade.

Nos dias em que há um maior gasto físico, o consumo de carboidratos aumenta para um melhor desempenho.

Já nos dias que exigem menos gasto, há uma redução do carboidrato, de forma a exigir que o corpo recorra à gordura como fonte primária de energia.

Nutricionista alerta sobre cuidados com a dieta metabólica

Ainda que a resposta da dieta possa ser bastante eficiente e animadora, a especialista ressalta que depedende de vários fatores para um resultado bem-sucedido, dentre eles:

"É fundamental que a pessoa tenha acompanhamento profissional para garantir que o plano atenda às suas necessidades nutricionais, evitando deficiências ou exageros", destaca.

Perda de gordura sem afetar a massa muscular

A nutricionista faz uma observação animadora ao afirmar que a dieta metabólica ajuda na perda de gordura, mas não afeta a massa muscular.

"O foco deve ser na qualidade da perda de peso, priorizando a saúde e evitando abordagens extremas que possam prejudicar o organismo", acrescenta.

Mesmo que tenha muitos pontos positivos, a nutricionista lembra que a dieta metabólica não é uma fórmula mágica.

A pessoa que se propõe a realizá-la para emagrecer em um curto período de tempo, deve lembrar que é preciso disciplina, planejamento e uma análise criteriosa préva da saúde antes de adotar o plano alimentar.

Veja mais!

Dieta mediterrânea verde: o que comer e por que essa variação da popular dieta funciona

Nutricionista dos EUA revela o segredo para perder gordura e ganhar músculos

Temas relacionados