Ganhar massa magra e músculos é um dos principais objetivos de quem marca presença na academia diariamente. Se uma alimentação equilibrada, porém, essa atividade dificilmente vai gerar resultados. Nosso corpo precisa de um empurrãozinho a mais para garantir a recuperação do tecido muscular e a energia para os treinos. Por isso, uma alimentação equilibrada faz toda a diferença para garantir uma evolução no corpo e na saúde. Alimentos que são fontes de proteínas, por exemplo, são excelentes exemplos de criadores de músculos, mas é importante saber como consumir esses itens. Quer dicas para acertar na escolha? Confira a seguir!
Confira opções do que comer e dicas de receitas de alimentos para ganhar massa magra
Quais alimentos para ganhar massa?
Importante começar dizendo que nenhum alimento sozinho pode garantir o ganho de massa magra. Essa evolução corporal depende de diversos fatores e de uma dieta variada e equilibrada. As proteínas tem um papel muito importante nesse contexto porque ajudam bastante na regeneração dos músculos que naturalmente se desgastam após a atividade física, ajudando no crescimento.
É importante ressaltar, porém, que a dieta para ganhar massa também deve incluir carboidratos, que dão energia e diminuem a fadiga muscular, e as gorduras boas, que ajudam na hipertrofia e melhoram a circulação.
Para ganhar massa é preciso consumir mais calorias do que se gasta. Por isso é tão importante tomar cuidado com a alimentação. Se você escolher os ingredientes errados, essa conta não fecha. Ou seja: de nada adianta treinar bastante e consumir muitas besteiras com a desculpa de que você precisa comer bastante. Veja a seguir algumas proteínas que podem fazer parte do seu cardápio!
Frango
Não é à toa que o frango é um queridinho das receitas fit. É uma proteína mais magra, com baixo teor de gordura e importante fonte de vitaminas do complexo B. Tem sabor neutro que combina com os mais diversos temperos e pode ser consumida em diferentes momentos do dia, como almoço, lanche e jantar. O importante é caprichar no tempero e variar nas receitas para não cair na mesmice. Você pode optar pelo simples frango grelhado com legumes ou até um sanduíche natural bem recheado para comer no meio do dia.
Carne vermelha
A carne vermelha é uma importante fonte de proteína para quem quer ganhar massa magra, mas é importante ficar de olho na quantidade e no teor de gordura da peça. O ideal é optar por cortes mais magros como patinho, alcatra, maminha e filé mignon. Para garantir um cardápio variado, experimente preparar um picadinho simples, uma carne na panela de pressão ou até uma alcatra assada com batatas.
Salmão
Lembra do papel das gorduras boas no ganho de massa? O Salmão é um alimento com bastante proteína e rico em ômega-3, uma gordura do bem que ajuda a reduzir a inflamação, melhora a recuperação dos músculos e no ganho de força. É mais uma opção de proteína magra que fica perfeito quando grelhado, assado no forno, e servido com molhos deliciosos e leves, como de maracujá.
Ovo
Além de ser uma ótima fonte de proteína, o ovo tem a vantagem de ser um alimento de fácil digestão, de forma que o organismo logo se beneficia dos nutrientes presentes na clara e na gema. É por isso que é muito comu mencontrar a proteína de ovo em suplementos.
Bastante versátil, pode ser consumido cozido e mexido, mas também é uma ótima pedida usá-lo como ingredientes para receitas como crepioca e panqueca de banana.
Feijão
O feijão é uma importante fonte de proteína vegetal, boa pedida para quem não come carne. O alimento ainda é fonte de minerais, vitaminas e fibras, que ajudam no funcionamento do organismo todo. Além do clássico feijão com arroz no dia a dia, você pode usar o grão para preparar uma salada com atum ou até preparar um hambúrguer de feijão-fradinho.
Veja mais
Você está sempre com fome? Entenda por que e veja como aumentar a saciedade com dicas de uma nutricionista
O que comer para deixar a dieta mais gostosa? 8 alimentos que provam que o saudável também é saboroso