A batata-doce já virou um clássico para quem pensa em receitas fit e é um ingrediente perfeito para para preparar diversas receitas deliociosas. O alimento costuma ser associado ao ganho de massa magra e até ao emagrecimento. Mas será que realmente consegue fazer tudo isso? Se você também tem essa dúvida, chegou a hora de descobrir a resposta! Confira a seguir quais são os benefícios e a melhor forma de consumir batata-doce no seu dia a dia.
Quer ganhar massa magra? Entenda se a batata-doce realmente pode ajudar a mudar o corpo
Batata-doce ajuda a ganhar massa? Emagrece? Descubra os benefícios do alimento
Quais os benefícios da batata-doce?
Batata-doce é um alimento cheio de benefícios para a saúde. Além do baixo índice glicêmico, é uma ótima fonte de fibras, proteínas e vitaminas A, E, K e do complexo B. A raiz também tem minerais na composição, como potássio e magnésio.
Essa combinação de nutrientes leva a melhora no trânsito intestinal, prevenção do envelhecimento precoce, previne doenças no coração e na visão e fortalece o sistema imunológico.
Porque batata-doce é boa para ganhar massa?
O primeiro ponto nessa explicação é ressaltar que nenhum alimento sozinho consegue fazer uma pessoa ganhar mais ou menos massa muscular. Esse resultado depende de um cardápio completo e de atividades físicas que também auxiliem nesse objetivo.
Quando consumida de maneira correta, a batata-doce pode, sim, ajudar no ganho de massa muscular. O alimento é um carboidrato complexo, cuja glicose é liberada de forma gradual pelo organismo. Assim, a batata oferece energia para o organismo de forma mais estável e gradual, garantindo uma melhor desempenho por mais tempo nos treinos, evitando a fadiga muscular. O aumento da massa magra depende não apenas do exercício, mas também de um consumo equilibrado de proteínas e carboidratos.
A batata-doce também pode fazer parte de uma rotina alimentar voltada para o emagrecimento porque é um alimento que ajuda na saciedade. A abundância de fibras faz com que a digestão seja mais lenta, evitando aquelas beliscadas desnecessárias durante as refeições ou quantidades exageradas no prato.
Como é melhor comer batata-doce?
Para garantir um consumo saudável de batata-doce, o ideal é que ela seja consumida cozida, assada ou até como purê. Evite frituras, tempero prontos ou exagerar na quantidade de sal durante o preparo. Esse tipo de batata é uma ótima opção de pré-treino, mas também pode ser consumida nas principais refeições do dia, principalmente quando são realizados exercícios mais intensos.
A famosa combinação de frango com batata-doce na alimentação de quem tem uma rotina de treinos não é à toa. O consumo da raiz deve ser acompanhado de outros vegetais e alimentos ricos em proteínas com baixo teor de gordura, como é o caso desse tipo de ave. É uma boa sinergia: a proteína ajuda na reconstrução do músculo e o carboidrato dá mais energia.
Veja mais
Manteiga ou margarina: qual é mais saudável? Descubra como fazer essa escolha!
Tá pagando de saudável comendo biscoito água e sal? Entenda por que é melhor comer pão francês