• Entrar
  • Cadastrar
Ajuda na imunidade, no ganho de massa magra e mais: por que comer esse corte bovino barato!
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Essa parte da carne bovina costuma ser esquecida, mas é altamente nutritiva e ótima aliada dos marombeiros

Ajuda na imunidade, no ganho de massa magra e mais: por que comer esse corte bovino barato!

Esse corte de carne bovina pouco lembrado aumenta os músculos e fortalece a imunidade (Foto: Shutterstock)

Muita gente torce o nariz ao ouvir falar desse corte de carne bovina, mas quem gosta, se delicia com um preparo bem feito e de preferência com bastante cebola, uma combinação perfeita.

Trata-se do fígado bovino, um corte que se destaca pelo preço mais acessível em relação aos demais e que ainda promove muitos benefícios à saúde.

Por mais que não pareça uma carne atrativa, ele é de fácil de digestão e, segundo especialistas, é uma ótima fonte de nutrientes, dentre os quais a vitamina A, ferro, proteínas e várias vitaminas do complexo B.

Para os marombeiros, fica a dica! Essa carne tem muita proteína. A cada 100 gramas da carne cozida, 29,9 gramas são de proteína (cerca de 225 calorias). Conheça um pouco mais as vantagens do fígado de boi.

O poder dos aminoácidos para a dieta e ganho de músculo

Que tal um fígado de boi para o almoço? É sempre bom lembrar que a proteína se transforma em aminoácidos essenciais no corpo, ou seja, como não produzidos naturalmente pelo organismo, eles devem ser obtidos através da alimentação ou suplementos.

Esses aminoácidos são fundamentais para a formação de músculos, tecidos, hormônios e enzimas. Por isso o fígado é indicado para quem deseja ganhar massa muscular.

Os benefícios do consumo de fígado regularmente

Por ser um corte de carne menos popular entre os consumidores, conhecer um pouco mais dos seus benefícios pode ser uma boa oportunidade para dar uma chance ao fígado de boi.

  • A vitamina B12 ajuda a reduzir a inflamação ao impedir a liberação de substâncias que causam inchaço e dor, aliviando condições como asma e artrite. Além disso, melhora o metabolismo e diminui a fadiga mental e física;

  • Por ser rico em ferro, vitamina B12 e ácido fólico, o fígado ajuda na produção de glóbulos vermelhos, prevenindo e combatendo a anemia;

  • A vitamina A presente no fígado fortalece o sistema imunológico, melhora a visão e ajuda a prevenir a cegueira noturna;

  • O fígado é benéfico para a pele, unhas e cabelo por conter cobre, selênio, zinco e vitamina A, que ajudam na produção de colágeno, equilíbrio da tireoide, fortalecimento dos tecidos e manutenção da saúde da pele.

Qual é a melhor forma de consumir o fígado

O site VivaBem consultou especialistas para saber se qualquer pessoa pode consumir fígado: e sim, até mesmo as pessoas que têm colesterol alto, doenças cardíacas ou gota, considerando que não haja restrições do médico.

O recomendado é consumir entre 100 g e 250 g por semana, sempre dentro de uma alimentação equilibrada.

Com relação ao preparo, é fundamental que o fígado não seja consumido cru. A dica é sempre cozinhar, fritar ou grelhar.

Dica importante ao escolher o fígado: ao comprar um fígado fresco, opte pelo que tenha uma cor amarronzada e brilhante. O tom amarelado e sem brilho indica que não está bom para consumo.

Veja mais!

Truque infalível com leite deixa fígado macio e mais saboroso. Aprenda como fazer!

Carne de segunda melhor que muitas de primeira: esse corte macio, saboroso e com pouca gordura traz versatilidade ao cardápio

Temas relacionados