Você sabia que algumas mudanças de hábitos, além de uma alimentação estratégica, são benéficas para o fortalecimento do sistema imunológico? Não dá para negar que uma dieta saudável, que inclua nutrientes ricos em antioxidantes, já é um ganho importante para fortalecer a sua saúde.
E quais são esses nutrientes que ajudam na imunidade? Minerais como o zinco, magnésio, selênio e cobre; vitaminas A, C e E; aminoácidos como arginina e glutamina; assim como os ácidos graxos poli-insaturados ômega 3, que atuam como anti-inflamatórios.
Mas não basta investir num bom plano alimentar e ignorar outros hábitos necessários para o bom funcionamento do organismo. Especialistas de saúde indicam alguns passos necessários para quem deseja fortalecer o sistema imune. Confira a seguir!
O que é imunidade? Entenda por que é importante fortalecer o sistema imunológico
Antes de saber quais são os hábitos que ajudam a fortalecer a sua saúde, é importante entender que a imunidade é um conjunto de mecanismos de defesa natural do corpo.
É uma forma de combater agentes estranhos e gerar uma recuperação mais ágil, amenizando os sintomas e reduzindo as chances de complicações.
Quando o organismo está forte, menores as chances desses agentes infecciosos se desenvolverem. Por isso é tão importante pensar na busca de uma melhor qualidade de vida.
Checklist da imunidade: essas dicas vão te ajudar a fortalecer a defesa do seu organismo
Veja algumas orientações que costumam ser compartilhadas pelos profissionais de saúde para o fortalecimento do sistema imunológico. Se você mantém esses hábitos, então está no caminho certo!
Transforme suas refeições em um arco-íris
Frutas e vegetais coloridos são repletos de antioxidantes. Esses nutrientes protegem contra os radicais livres, moléculas que podem danificar suas células. Para obter uma grande variedade, escolha laranjas, pimentões verdes, brócolis, kiwi, morangos, cenouras, melancia, mamão, folhas verdes e melão.
-
Minerais: castanha, abacate, ovos, vísceras são alguns alimentos ricos em magnésio e em selênio, além de cobre e zinco.
-
Vitaminas: fígado de boi, gemas de ovos e leite integral estão entre as fontes de vitamina A, acerola, limão, laranja, kiwi são opções de vitamina C e os vegetais verde-escuro, óleos vegetais e sementes oleaginosas são fontes de vitamina E.
-
Aminoácidos arginina e glutamina: beterraba, queijo, feijão, caldo de ossos e pés de galinha.
- Ácidos graxos ômega 3: linhaça, sardinha, salmão, azeite de oliva.
Inclua mais ervas e suplementos
Alguns desses produtos podem ajudar seu sistema imunológico, mas é necessário ter certeza se eles são realmente bons para o seu caso. Se estiver tomando algum remédio, nem sempre é pode ser uma boa combinação. Procure seu médico se quiser experimentá-los.
Exercícios físicos aliados à alimentação
O exercício é uma maneira simples de estimular seu sistema de defesa. Também pode aliviar o estresse e diminuir a probabilidade de contrair osteoporose, doenças cardíacas e certos tipos de câncer. Com meia hora por dia você já sentirá a diferença. Qualquer tipo de movimento pode ajudar: andar de bicicleta, caminhar, correr, fazer ioga, nadar ou algum esporte do seu interesse.
Tenha uma boa noite de sono
Sem ele, seu sistema imunológico não terá a força necessária para combater doenças. A maioria dos adultos precisa de cerca de 7 a 9 horas de sono por noite. Para dormir melhor, você precisa manter um horário regular para ir para a cama, permanecer ativo durante o dia, evitar cafeína e bebidas alcoólicas perto da hora de dormir, manter o quarto fresco e dar a si mesmo tempo para relaxar no final do dia.
Reduza o consumo de álcool
Esse é o momento que deixa muita gente desapontada. O álcool costuma desempenhar um papel importante nos momentos de lazer (e algumas bebidas como cerveja e o vinho têm até efeitos benéficos), mas o excesso pode enfraquecer suas defesas e fazer com que você fique doente com mais frequência. Quanto é demais? Mais de dois drinques por dia para homens e mais de um para mulheres, dizem os especialistas.
Veja mais!
15 alimentos que aumentam a imunidade e veja como preparar 45 receitas com esses itens.
Inclua esses 4 alimentos no seu cardápio para ter mais saúde.