O própolis é um produto natural feito pelas abelhas a partir da seiva das árvores. O ingrediente possui propriedades antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico e protegem o corpo contra bactérias, vírus e fungos, sendo um dos grandes aliados no tratamento de gripes e resfriados. Mas seus pontos positivos não param por aí. O própolis contém mais de 300 compostos que proporcionam diversos benefícios à saúde, incluindo ação anti-inflamatória e cicatrizante.
Mesmo com tantas vantagens, o consumo de própolis ainda requer cuidados, principalmente em relação à origem do produto. Pensando nisso, nós do TudoGostoso montamos um dossiê sobre tudo que você precisa saber sobre o própolis, benefícios, efeitos colaterais e como consumir o ingrediente de maneira segura. Confira!
Própolis: o que é e principais benefícios
O própolis é um produto resultado da mistura de saliva de abelhas e seiva dos brotos, folhas e cascas de árvores. Ele corresponde ao revestimento produzido pelas próprias abelhas para proteger a colmeia contra insetos invasores e outros microorganismos. Já para os seres humanos, o própolis atua como um "antibiótico natural". Conhecida pela maioria das pessoas na forma de extrato e sprays bucais, o produto possui propriedades antibactericidas, antivirais, antifúngicas e anti-inflamatórias.
O própolis está presente em diversos medicamentos para tratar infecções e inflamações no organismo. O composto também é ótimo para aliviar dor de garganta e acelerar a cicatrização de lesões na pele. As propriedades do própolis ainda ajudam a tratar inflamações na gengiva, aftas e a reduzir o mau hálito.
Outros benefícios do própolis que podemos destacar são:
Auxilia no tratamento de lesões de herpes na pele
Muitos medicamentos para tratar lesões da herpes contêm própolis na sua composição. Suas propriedades anti-inflamatória e cicatrizantes aceleram a recuperação das feridas e reduzem o risco de contaminação por outras bactérias.
Fortalece a imunidade
O própolis é rico em antioxidantes que fortalecem as células de defesa do corpo e melhoram a resposta imunológica. Por isso, ele é um dos grandes aliados no tratamento de gripes, resfriados, sinusite e problemas respiratórios.
Acelera a cicatrização de feridas e queimaduras
Muitas pomadas indicadas para tratar lesões na pele têm própolis na sua composição. O composto acelera a cicatrização dos tecidos e impede o crescimento de bactérias que podem causar infecção local.
Efeitos colaterais do própolis: composto apresenta riscos à saúde?
Algumas pessoas têm alergia ao própolis e, por isso, acabam sofrendo efeitos colaterais indesejados após consumir o ingrediente. As reações mais comuns são inchaço nos olhos, vermelhidão, coceira e urticária na pele. Portanto, se você tiver algum desses sintomas após ingerir própolis, procure um médico imediatamente.
Além dos alérgicos, não existe nenhuma contraindicação ao uso do própolis. O ingrediente é considerado seguro para a maioria das pessoas, desde que seja consumido com moderação. Grávidas, lactantes, crianças e diabéticos também podem consumir própolis, mas é importante buscar orientação profissional para saber as doses corretas de acordo com o seu quadro clínico.
Pode consumir própolis todos os dias?
Não existe nenhuma proibição em consumir própolis diariamente. Embora não haja um padrão em relação à quantidade recomendada, a maioria dos médicos e especialistas em saúde recomendam de 15 a 30 gotas por dia. No entanto, o uso contínuo de qualquer produto com própolis só deve ser feito com recomendação médica.
O própolis pode ser consumido a qualquer hora do dia. Você pode diluir o produto em água, chás, sucos, vitaminas e shots funcionais e tomar de manhã ou à noite. Inclusive, algumas pesquisas indicam que consumir própolis antes de dormir tem efeito calmante e contribui para uma boa noite de sono.
Cuidados importantes ao comprar própolis
O extrato de própolis é vendido em farmácias e casas de produtos naturais em diversos formatos. Além do tradicional spray bucal, também é possível encontrar versões em cápsulas e balas. Na hora de comprar o ingrediente, verifique se na embalagem consta o selo do S.I.F. (registro do Ministério da Agricultura) e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Essas duas certificações garantem que aquele própolis é de procedência confiável e seu consumo não oferece riscos à saúde.
Não deixe de verificar se a embalagem do produto está lacrada e em perfeito estado. Por fim, evite comprar produtos que não sejam de marcas conhecidas.
Veja também:
Extrato de própolis verde: esses são os benefícios se tomar a versão alcoólica
Chá para imunidade: veja 5 opções e atenção ao alerta da nutri sobre quantidade da erva
Dicas naturais para prevenir gripes e resfriados