• Entrar
  • Cadastrar
Própolis além da imunidade: como o fitoterápico ajuda no emagrecimento e na compulsão por doces. Veja os benefícios!

Entenda o que é própolis e por que é importante consumir diariamente para fortalecer a saúde.

Própolis é tão poderoso que é uma das substâncias mais benéficas da natureza. E dentre os seus superpoderes, você sabia que ele ajuda a controlar a compulsão por doces? Apesar de ter um sabor um pouco amargo, seus benefícios são maravilhosos e animadores!

Muita gente costuma utilizar o extrato de própolis para tratar doenças respiratórias como gripes, resfriados e dor de garganta. E também não é novidade que essa substância natural ajuda a fortalecer a imunidade. Mas vai muito além disso! Conheça a seguir outros benefícios do própolis para a saúde.

O que é própolis?

O própolis é uma mistura complexa, formado por um material coletado das plantas pelos insetos, além de saliva e enzimas acrescentadas pelas próprias abelhas. Ele é utilizado como proteção da colmeia contra insetos e microrganismos, no reparo de danos à colmeia e na mumificação de insetos invasores.

Ele possui mais de 300 substâncias ativas e os mais conhecidos são os compostos fenólicos, flavonoides, óleos essenciais e compostos prenilados, como artepelin C (exclusivo do própolis verde). A junção dessa composição é responsável pela grande quantidade de atividades que o própolis proporciona aos benefícios à saúde.

Própolis ajuda a controlar a compulsão por doces

Especialistas afirmam que o extrato de própolis é um aliado na diminuição da compulsão por doces, principalmente à noite. Um dos motivos é a presença da Apigenina, que ajuda nesse controle por ser uma substância natural com elevado potencial terapêutico.

A Apigenina é um dos flavonoides encontrados em plantas do gênero Cannabis (planta que já virou ingrediente de sorvete). Ela tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antibacterianas e antivirais, e tem sido usada em tratamentos contra o câncer e a obesidade.

Conheça outros benefícios do própolis

O própolis ainda tem um importante papel como anti-inflamatório, e o diferencial é que, por ser uma substância natural, não oferece os efeitos colaterais ruins dos remédios químicos, como o risco de problema gástrico e renal.

Como já foi dito, tem a capacidade de impulsionar o sistema imune e diminuir a replicação dos vírus. Outro fator relevante dessa substância é o poder de prevenir câncer, uma vez que ajuda a impedir o crescimento das células cancerosas.

E até para fins estéticos ele tem um papel importante: ajuda a secar espinha e estimula uma molécula anti-envelhecimento do nosso corpo, a glutationa, um antioxidante fundamental para a desintoxicação do organismo e para dar suporte ao sistema imune. E ainda se destaca por ser antifúngico.

O extrato de própolis ajuda no emagrecimento

Pessoas com excesso de peso ou com doenças crônicas são consideradas inflamadas devido aos altos níveis de proteínas inflamatórias que circulam no organismo e que são secretadas pelos adipócitos, que são as células de gordura.

E por isso o própolis atua ajudando no emagrecimento: por ter um alto poder de atuação como anti-inflamatório, ele ajuda a desinflamar as células do corpo.

E tem um outro fator importante, que é a melhora do funcionamento do intestino. E como ajuda a reduzir a compulsão por doces, se torna ainda mais importante no controle de peso.

Veja mais:

Conheça os alimentos que ajudam a sugar o açúcar do sangue.

Amiga do emagrecimento: descubra como a linhaça te ajuda a controlar o apetite na dieta.

Temas relacionados