• Entrar
  • Cadastrar
Toda mulher deveria beber chá de canela: benefícios da bebida vão muito além do emagrecimento


A canela é um ingrediente versátil que pode ser utilizada em diversas receitas. Uma das melhores maneiras de consumir a especiaria - e aproveitar os seus benefícios - é por meio do seu chá.



O chá de canela é uma bebida saborosa e rica em benefícios para a saúde. (créditos: Shutterstock)

O chá de canela é uma bebida que costuma ser associada à perda de peso. De fato, o efeito termogênico da especiaria favorece a queima de gordura e, consequentemente, auxilia no processo de emagrecimento. Porém, essa não é a única vantagem de consumir a bebida. A canela possui uma série de compostos bioativos e antioxidantes que oferecem inúmeros benefícios para o organismo como um todo, principalmente para as mulheres.

Entenda por que o chá de canela é um grande aliado da saúde feminina e como incluí-lo na sua rotina.

Benefícios do chá de canela: bebida tem efeito anti-inflamatório e melhora sintomas da menstruação

A canela é um alimento anti-inflamatório que inibe a ação da prostaglandina, substância responsável por estimular a contração do útero para liberar o fluxo menstrual. O problema é que esses movimentos provocam uma forte dor pélvica, popularmente conhecida como cólica. Ao reduzir a produção de prostaglandina, a canela ajuda a controlar a inflamação local e, de quebra, ainda alivia o incômodo. Uma das melhores formas de usufruir dos benefícios da especiarias para os sintomas da menstruação é por meio do seu chá.

O chá de canela também é conhecido por melhorar a circulação sanguínea e diminuir a retenção de líquido. Para as mulheres que lidam com inchaços no período menstrual, o consumo do chá da especiaria facilita o fluxo de sangue pelo corpo e reduz o acúmulo de água nos tecidos, acabando com os edemas.

Chá de canela tem ação antioxidante e previne o envelhecimento da pele

A canela é rica em flavonoides, compostos bioativos com propriedades antioxidantes que agem na proteção das células contra os radicais livres. Essas moléculas são as principais responsáveis pelo chamado estresse oxidativo, uma condição que desencadeia uma série de desequilíbrios no organismo, entre eles o aumento do risco de doenças cardiovasculares e o envelhecimento precoce.

Chá de canela para mulheres na pós-menopausa aumenta o aporte de cálcio

Pessoas que estão na pós-menopausa possuem mais chances de desenvolver problemas nos ossos. Por isso, nessa fase da vida, é importante consumir alimentos ricos em cálcio. A canela é um deles. A cada 100 g da especiaria há cerca de 1230 mg de cálcio, um valor maior do que a quantidade diária recomendada.

Chá de canela controla o colesterol e os níveis de triglicerídeos

Uma pesquisa da Universidade do Estado de Kansas, observou que ochá de canela é capaz de reduzir os níveis de colesterol total e LDL (o colesterol ruim). Segundo o estudo, o efeito é graças às propriedades antioxidantes da bebida. Além disso, a canela também diminui os triglicerídeos, gorduras presentes na corrente sanguínea.

Chá de canela controla a taxa de glicose no sangue

Apesar do sabor adocicado, a canela ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. O ingrediente controla o índice glicêmico e evita picos e quedas bruscas de insulina após as refeições. Por esse motivo, o chá de canela costuma ser indicado para pessoas com diabetes. Manter o equilíbrio nas taxas de glicose também ajuda a prolongar a sensação de saciedade, controla o apetite e evita aquele desejo inesperado de "comer um docinho" ao longo do dia.

Chá de canela: como consumir a bebida no dia a dia

Um bom horário para tomar chá de canela é na parte da manhã. Por ser um alimento com ação termogênica e estimulante, a especiaria melhora o ânimo e oferece mais energia para o corpo realizar as suas atividades ao longo do dia.

Para preparar o chá, coloque duas unidades de canela em pau e duas xícaras de água para ferver juntas. Assim que levantar fervura, aguarde uns 3 minutos e retire do fogo. Depois, é só coar e a bebida está pronta.

O chá de canela pode ser consumido todos os dias, desde que você respeite o limite de até 4 xícaras. As únicas contraindicações são para pessoas grávidas, lactantes ou com problemas graves de fígado. Quem tem gastrite em grau elevado e úlceras também deve evitar a bebida para não piorar os sintomas.

Veja também:

Temperos: um guia completo sobre ervas e especiarias para cozinhar e nunca mais errar
20 receitas com canela: confira opções deliciosas

Temas relacionados