• Entrar
  • Cadastrar
Ciência desvenda flavonoide promissor no combate a diversos tipos de câncer e essa é a lista de alimentos!
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Tipo de flavonoide está no centro de estudos relacionados ao combate ao câncer com resultados promissores.

Ciência desvenda flavonoide promissor no combate a diversos tipos de câncer e essa é a lista de alimentos!

Veja a lista de alimentos ricos em fisetina, substância promissora no combate a vários tipos de câncer (Foto: Shutterstock)

Certamente você já ouviu falar no poder dos flavonoides presentes em alguns alimentos benéficos para a saúde, ainda que sejam as substâncias da cerveja relacionadas à saúde intestino.

Um estudo recente indica o poder de um flavonoide anticancerígeno capaz de atuar na supressão de tumores e como um importante aliado na quimioterapia.

Se trata da fisetina, que está presente em muitos alimentos que você tem em casa e nem desconfia dos seus benefícios! Saiba mais detalhes do estudo e veja a lista de alimentos que são ricos em fisitina.

Estudo sobre combate ao câncer aponta poder de flavonoide

A ciência segue na busca por caminhos que ajudem no combate ao câncer e avanços significativos são acompanhados em novos estudos. Entre os mais recentes está a descoberta de um flavonoide conhecido como fisetina.

Em recente publicação no European Journal of Medical Research, foi atestado a efetividade dessa substância em eliminar vários tipos de tumores. A fisetina está no centro das atenções em diversos tipos de pesquisas graças aos seus efeitos anti-inflamatórios, inibidores de estresse oxidativo, neuroprotetores e anticâncer.

No corrida pela cura do câncer, essa substância vem se destacando como uma arma poderosa através das evidências nos estudos de combate a cânceres de fígado, pulmão, boca, gástrico, colorretal, de mama, de rim, cervical e mais.

Como a fisetina pode atuar no combate ao câncer

Os estudos apontam o poder de ação da fisetina nas células tumorais em diversas formas:

  • Supressão da proliferação celular;
  • Indução da morte celular;
  • Redução da angiogênese (ação que gera novos vasos sanguíneos e alimentam tumores)
  • Inibição da migração celular;
  • Eficaz na melhoria dos efeitos da quimioterapia.


Sua eficácia se dá pelo envolvimento de uma variedade de moléculas e vias de sinalização celular que incluem o fator de crescimento endotelial vascular (VEGF), a proteína quinase ativada por mitógeno (MAPK) e o notório fator nuclear kappa B (NF-κB), além de outros.

Os alimentos ricos na fisetina são as maçãs, morangos, uvas, caquis, pêssegos e kiwis. E ainda em cebolas, pepinos e tomates, que ainda são considerados bom para a memória.

Utilização da fisetina nos tratamentos de câncer

Os resultados dos estudo são bastante promissores e otimistas, no entanto, os pesquisadores afirmam que ainda há muito a ser descoberto sobre o flavonoide natural.

São necessárias mais pesquisas para validar suas descobertas e analisar mais a fundo os mecanismos através dos quais a fisetina age nas células cancerígenas.

Só depois é possível incluir a fisetina de forma mais eficiente e segura na rotina de tratamentos contra o câncer.

Veja mais!

Batata no combate ao câncer: cientistas apontam efeitos surpreendentes.

Um estudo revela que essa bebida dobra o risco de câncer de intestino!

Temas relacionados