• Entrar
  • Cadastrar
Ciência desvenda flavonoide promissor no combate a diversos tipos de câncer e essa é a lista de alimentos!

Tipo de flavonoide está no centro de estudos relacionados ao combate ao câncer com resultados promissores.

Veja a lista de alimentos ricos em fisetina, substância promissora no combate a vários tipos de câncer (Foto: Shutterstock)

Certamente você já ouviu falar no poder dos flavonoides presentes em alguns alimentos benéficos para a saúde, ainda que sejam as substâncias da cerveja relacionadas à saúde intestino.

Um estudo recente indica o poder de um flavonoide anticancerígeno capaz de atuar na supressão de tumores e como um importante aliado na quimioterapia.

Se trata da fisetina, que está presente em muitos alimentos que você tem em casa e nem desconfia dos seus benefícios! Saiba mais detalhes do estudo e veja a lista de alimentos que são ricos em fisitina.

Estudo sobre combate ao câncer aponta poder de flavonoide

A ciência segue na busca por caminhos que ajudem no combate ao câncer e avanços significativos são acompanhados em novos estudos. Entre os mais recentes está a descoberta de um flavonoide conhecido como fisetina.

Em recente publicação no European Journal of Medical Research, foi atestado a efetividade dessa substância em eliminar vários tipos de tumores. A fisetina está no centro das atenções em diversos tipos de pesquisas graças aos seus efeitos anti-inflamatórios, inibidores de estresse oxidativo, neuroprotetores e anticâncer.

No corrida pela cura do câncer, essa substância vem se destacando como uma arma poderosa através das evidências nos estudos de combate a cânceres de fígado, pulmão, boca, gástrico, colorretal, de mama, de rim, cervical e mais.

Como a fisetina pode atuar no combate ao câncer

Os estudos apontam o poder de ação da fisetina nas células tumorais em diversas formas:

  • Supressão da proliferação celular;
  • Indução da morte celular;
  • Redução da angiogênese (ação que gera novos vasos sanguíneos e alimentam tumores)
  • Inibição da migração celular;
  • Eficaz na melhoria dos efeitos da quimioterapia.


Sua eficácia se dá pelo envolvimento de uma variedade de moléculas e vias de sinalização celular que incluem o fator de crescimento endotelial vascular (VEGF), a proteína quinase ativada por mitógeno (MAPK) e o notório fator nuclear kappa B (NF-κB), além de outros.

Os alimentos ricos na fisetina são as maçãs, morangos, uvas, caquis, pêssegos e kiwis. E ainda em cebolas, pepinos e tomates, que ainda são considerados bom para a memória.

Utilização da fisetina nos tratamentos de câncer

Os resultados dos estudo são bastante promissores e otimistas, no entanto, os pesquisadores afirmam que ainda há muito a ser descoberto sobre o flavonoide natural.

São necessárias mais pesquisas para validar suas descobertas e analisar mais a fundo os mecanismos através dos quais a fisetina age nas células cancerígenas.

Só depois é possível incluir a fisetina de forma mais eficiente e segura na rotina de tratamentos contra o câncer.

Veja mais!

Batata no combate ao câncer: cientistas apontam efeitos surpreendentes.

Um estudo revela que essa bebida dobra o risco de câncer de intestino!

Temas relacionados