O mês de Outubro é um dos momentos mais importantes para se falar da saúde da mulher. Graças ao Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama surgido nos anos 90 e que se fortaleceu no Brasil em 2008, o mês é todo dedicado a alertar a população.
Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o segundo que mais mata no país por ser descoberto em estágio avançado. E os homens também podem ser afetados pela doença, representando 1% dos casos.
O TudoGostoso está sempre de olho em estudos e evidências científicas sobre alimentos que podem ser benéficos para a prevenção do câncer de mama, assim como os que representam riscos para a saúde.
No mês do Outubro Rosa não seria diferente. Veja a importância da alimentação na prevenção da doença.
Mudança de hábitos para prevenir o câncer de mama
Assim como é fundamental a realização de exames de rotina para um diagnóstico precoce (a mamografia é o principal deles para detectar o câncer de mama) e o autoexame, alguns hábitos de rotina são essenciais.
Nesse processo, investir em uma alimentação saudável e equilibrada, praticar atividades físicas com regularidade e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo estão entre alguns hábitos essenciais.
Mas será que você sabe quais são os alimentos necessários para ajudar o seu organismo a se fortalecer na prevenção do câncer de mama? Veja a seguir!
Quais alimentos ajudam na prevenção do câncer de mama
Médicos e especialistas de saúde alertam que uma dieta equilibrada e saudável é fundamental para a prevenção do câncer de mama. Para isso, não podem faltar alimentos ricos em nutrientes, frutas e verduras, e o mínimo de ultraprocessados possível para evitar não só essa, mas outros tipos de doenças.
Será que você está incluindo os alimentos certos na sua dieta? Essa é a chance de reavaliar e fazer algumas mudanças estratégicas pensando na sua saúde.
Frutas cítricas e frutas vermelhas
As frutas são ricas em fibras e auxiliam na manutenção de um peso saudável. De acordo com a Sociedade Americana de Câncer, o recomendado é incluir cinco porções de frutas no cardápio diariamente.
Os especialistas indicam pelo menos uma fruta cítrica, fonte de vitamina C, por dia, como abacaxi, acerola, maracujá, kiwi, laranja, limão, tangerina.
As frutas vermelhas, que têm forte poder antioxidante graças a uma substância presente na coloração, ajudam na prevenção dos radicais livres e por isso também devem estar na dieta. Alguns exemplos são morango, framboesas, amoras ou mirtilos.
Vegetais e frutas amarelos e alaranjados
Esse grupo de alimentos ajuda a fortalecer o sistema imunológico. A presença do betacaroteno na coloração protege o organismo de danos causados pela oxidação de material genético e fortalece os ossos. Esses alimentos têm concentração de vitaminas.
A batata-doce, abóbora, cenoura, manga, banana, mamão fazem parte dessa lista e são recomendados serem consumidos diariamente.
Vegetais crucíferos
Os alimentos ricos em sulforafano, importante antioxidante capaz de ajudar no combate das células cancerosas, são o brócolis, couve, couve-flor, repolho, espinafre, rúcula, agrião e mais.
Eles são ricos em fibras, vitaminas e minerais, garantindo o bom funcionamento do organismo. O ideal é consumir pelo menos meia xícara por dia.
Peixes gordurosos
Os peixes ricos em gorduras insaturadas, como o salmão, a sardinha e o atum, são considerados importantes aliados na proteção cardiovascular e ainda ajudam na prevenção do câncer de mama e outros tipo de câncer.
Graças aos alto teores de ácidos graxos e ômega 3, são necessários na dieta. O recomendado é a ingestão de, pelo menos, duas porções de peixe por semana.
Cereais integrais
Com a capacidade de reduzir a absorção de gordura e a formação de substâncias cancerígenas no intestino, os cerais integrais integram a lista de alimentos que ajudam na prevenção do câncer de mama. A concentração de fibras está ligada à eliminação do excesso de estrogênio.
Os cereais integrais são formados por alimentos como a aveia (com efeitos surpreendentes para o organismo), cevada, quinoa, linhaça, chia, entre outros. O indicado é ingerir três porções de alimentos integrais diariamente.
Vale ressalta que barrinhas de cereais disponíveis no mercado são itens ultraprocessados, mas você pode optar por fazer receitas caseiras saudáveis e nutritivas.
O poder do tomate
O tomate também é um alimento importante na prevenção do câncer de mama por ser rico em licopeno, fibras e vitamina C. Ele protege o organismo da ação dos radicais livres e ainda possui propriedades diuréticas e anti-inflamatórias.
O licopeno presente no tomate é melhor absorvido pelo organismo após passar por um processo de cozimento. Por este motivo, o molho de tomate caseiro e o tomate assado são as melhores formas de consumo do tomate.
Quais alimentos devem ser evitados na prevenção do câncer de mama
Ao mesmo tempo em que é recomendado incluir mais alimentos saudáveis na rotina, também é necessário ir reduzindo o consumo de frituras, alimentos processados, fast food, assim como o consumo excessivo de carne vermelha, para evitar o surgimento de células cancerosas.
Os especialistas orientam evitar a ingestão de doces, refrigerante e alimentos industrializados. Os alimentos ultraprocessados como o macarrão instantâneo, os temperos e molhos prontos e biscoitos possuem uma quantidade elevada de sódio em sua composição e não fazem bem para a saúde.
Evite alimentos gordurosos
Reduzir o consumo de alimentos muito gordurosos é outra recomendação médica. E nessa listas entram os pastéis, frituras em geral, lanches gordurosos, leite integral e doce de leite.
Evidências científicas associam o alto consumo de gorduras com o aumento dos índices de câncer de mama, em especial em mulheres na pós-menopausa (devido ao teor de gordura relacionado aos níveis séricos de estradiol, hormônio ligado ao crescimento de tumores).
Redução da carne vermelha
O excesso de carne vermelha está relacionado ao possível ganho de peso, atuando nos processos inflamatórios no organismo. E por isso se recomenda uma dieta anti-inflamatória para reduzir os fatores de risco no desenvolvimento da doença.
O recomendado pelo Instituto Americano de Pesquisas em Câncer (AICR) é a ingestão de 300g de carne vermelha por semana, ou seja, uma média de três bifes grandes semanais.
Veja mais!
Quantidade de fibras por dia: saiba qual é o ideal e como comer.
Benefícios do açafrão e da cúrcuma: descubra o bem que fazem para saúde.