Será que faz mal tomar banho logo depois de comer? Provavelmente, você já escutou essa associação: trata-se de mais um mito que cerca a alimentação ou é verdade? Esse antigo debate sobre tomar banho antes ou depois de comer faz com que muitos se perguntem sobre o impacto na digestão e no bem-estar geral.
"A digestão é um processo complexo que envolve a decomposição dos alimentos em nutrientes que podem ser absorvidos pelo corpo. À medida que o alimento passa pelo sistema digestivo, ele encontra várias enzimas e ácidos que ajudam na digestão e na absorção de nutrientes. O processo é regulado pelo sistema nervoso autônomo, que controla as funções corporais involuntárias, inclusive a digestão”, explica o nutricionista Dra. Rohini Patil à “Vogue” India.
Durante o processo digestivo, a quebra do alimento em moléculas menores ocorre principalmente no estômago e no intestino delgado. O fluxo sanguíneo aumenta para esses órgãos para ajudar na digestão, o que muitas vezes resulta em uma sensação de leve lentidão após uma refeição, pois o corpo direciona energia para esse processo.
Por que tomar banho após uma refeição não é o ideal?
Descubra a seguir 5 motivos que vão te fazer passar longe do chuveiro após comer. Evite esse hábito!
1. Pode causar distúrbios digestivos
De acordo com a especialista, tomar banho imediatamente após comer pode atrapalhar o processo digestivo. "Isso acontece ao desviar o fluxo sanguíneo do estômago e dos intestinos para a superfície da pele, possivelmente levando à indigestão”, afirmou.
2. Banhos quentes podem aumentar a pressão arterial
As duchas quentes podem aumentar temporariamente a pressão arterial. Tomar banho logo após uma refeição, quando a pressão arterial aumenta naturalmente durante a digestão, não é o ideal, especialmente para pessoas com hipertensão.
3. Mudanças de temperatura corporal
A mudança repentina na temperatura corporal, como tomar um banho quente e depois comer, pode afetar a circulação sanguínea e a digestão também. Por isso, é melhor permitir que a temperatura corporal se regule naturalmente após uma refeição, antes de tomar uma ducha quente.
4. Gasto de energia
Segundo a nutricionista, o corpo gasta energia para regular a temperatura corporal durante o banho. Isso pode diminuir a energia necessária para a digestão e o processo metabólico.
5. Afeta a hidratação
Banhos quentes podem ocasionar perda de água por evaporação. Isso pode contribuir para a desidratação, se for feito imediatamente após uma refeição.
É melhor comer antes ou depois do banho?
Portanto, a questão principal é quanto tempo se deve esperar para tomar banho após uma refeição? Embora não haja um prazo definido, a nutricionista recomenda esperar pelo menos 30 minutos a uma hora antes de tomar banho.
Isso dá tempo suficiente para o início do processo digestivo e reduz o risco de qualquer tipo de desconforto ou distúrbio digestivo. "O momento ideal para tomar banho depende muito de suas preferências pessoais e estilo de vida. No entanto, muitas pessoas acham que tomar banho pela manhã as ajuda a acordar e a se sentirem revigoradas para o dia seguinte. Outras preferem tomar banho à noite para relaxar e eliminar o estresse do dia", diz.
De acordo com o Dr. Patil, do ponto de vista digestivo, geralmente recomenda-se tomar banho antes das refeições. "Isso permite o relaxamento e a preparação antes de comer, o que promove uma melhor digestão e absorção de nutrientes”, opina.
Veja mais: