
Você pode encontrar o magnésio em diversos alimentos e incorporá-los à sua dieta (Fotos: Shutterstock e Freepik)
Você deve se preocupar com a quantidade de magnésio ingerida diariamente? Será que a falta ou o excesso deste mineral causa algum problema para a saúde?
Para muitos profissionais de saúde, o uso de suplementos de magnésio não é necessário e, segundo uma corrente afirma, "não ajuda, não faz mal".
O magnésio, entretanto, é um mineral que garante muitos benefícios para o nosso corpo, como na formação dos ossos e músculos, por exemplo, e também para o bom funcionamento dos músculos.
Ele também garante a transmissão de estímulos nos músculos e nas vias nervosas, causando o bom funcionamento das enzimas. Diante de tantos benefícios, o que acontece se você usar o suplemento de magnésio para aumentar os níveis do mineral no organismo?
Saiba quais são os alimentos ricos em magnésio
Dentre os efeitos do magnésio, ele também é bom para melhorar o sono, pois estimula receptores em seu corpo que ajudam seu cérebro a relaxar e se acalmar após estar mentalmente ativo. É como se você entrasse no "modo de descanso e recuperação" com maior facilidade.
O magnésio também garante que a quantidade de hormônios do estresse no corpo diminua e os músculos relaxem.
Para garantir todas as vantagens desse mineral para o corpo, é bom saber quais alimentos podem oferecê-lo: vegetais, nozes, carne, laticínios e grãos. Algumas frutas também contêm magnésio, como é o caso das bananas, amoras e kiwis.
O que você percebe quando tem excesso de magnésio?
O excesso de magnésio, especialmente em suplementos, pode causar problemas intestinais, como diarreia, se a ingestão ultrapassar 250 miligramas.
Não há risco com a quantidade de magnésio proveniente dos alimentos. Ao perceber sinais de excesso, é importante interromper o uso dos suplementos.
O recomendado é que antes de iniciar qualquer suplementação, você consulte um médico para uma melhor avaliação, especialmente se tiver problemas de saúde.
Veja mais!
Magnésio combate a fadiga e ajuda a perder peso: entenda efeitos na digestão e advertências antes de começar a suplementação
Qual é melhor magnésio para memória? Esse tipo é o único que melhora sintomas de esquecimento, alerta nutricionista funcional