
Antes de suplementar qualquer nutriente, consulte um profissional da área da saúde (Créditos: Shutterstock)
Atualmente, muitas pessoas se preocupam com a sua saúde e, às vezes, isso significa que elas buscam dietas que atendem a necessidades nutricionais específicas. A perda de peso, por exemplo, é um dos objetivos mais comuns de quem consulta nutricionistas ou profissionais da área da saúde.
Uma solução natural que está se destacando entre as pessoas que estão em uma jornada de emagrecimento é o magnésio. Mas é preciso entender os seus efeitos na digestão e advertências antes de começar a suplementação! Saiba mais sobre o consumo desse mineral no blog do TudoGostoso.
Quais são os benefícios do magnésio?
O magnésio é um nutriente essencial em mais de 300 reações bioquímicas do nosso corpo, impactando o nosso sistema nervoso, muscular, imunológico e digestivo, e mais. No dia a dia, seu efeito pode ser observado na melhora do desempenho físico, digestão e qualidade do sono, regulação dos batimentos cardíacos, fortalecimento dos ossos e dentes. E ele ainda acelera o metabolismo e evita picos de glicose em nosso organismo, o que ajuda na perda e controle de peso, respectivamente.
O que acontece com seu corpo se você não ingerir magnésio suficiente?
A deficiência de magnésio pode causar fraqueza, arritmia, náusea, vômito, hipertensão, dentre outros sintomas preocupantes. Para evitar isso e usufruir de todos os benefícios mencionados anteriormente, muitos atletas e pessoas ativas optam por suplementar suas dietas com citrato de magnésio.
Como a suplementação de magnésio afeta a digestão?
O citrato de magnésio faz com que a água fique retida nas fezes, o que, além de amolecê-las, aumenta o número de evacuações que a pessoa faz durante o dia e, consequentemente, melhora o trânsito intestinal, acabando com a prisão de ventre.
O ideal é que você tenha acompanhamento médico antes de iniciar o consumo de citrato de magnésio. Evite ingerir mais de uma dose de suplemento por dia ou, então, por mais de uma semana sem a recomendação de um profissional da saúde. Afinal, o excesso de magnésio também pode ter consequências adversas, como diarreia, náusea, vômito, sonolência, deficiência respiratória e até parada cardíaca.
Quais alimentos são ricos em magnésio?
Para aumentar sua ingestão de magnésio por meio da alimentação, você pode focar nos seguintes alimentos:
Sementes de abóbora
Espinafre
Acelga
Chocolate 70%
Feijão preto
Quinoa
Amêndoas
Castanha-do-pará
Salmão
Veja mais!
Alimentos que ajudam a perder a barriga
O chá verde ajuda no emagrecimento? O que a ciência diz sobre a bebida e a perda de peso