O centro universitário de Harvard, conhecido em todo mundo pelo seu renome acerca dos assuntos científicos, revelou que para perder peso outras questões devem ser levadas em consideração além da alimentação saudável e da prática de exercícios físicos. O que será? Fomos em busca desse truque para perder peso. Confira agora mesmo no TudoGostoso!
Qual o truque de Harvard para perder peso?
Segundo os cientistas de Harvard, eles destacam que muito além do que comemos e das atividades físicas praticadas, devemos nos atentar com o horário das refeições para seguirmos a dieta adequadamente. A hora do dia e o intervalo entre uma refeição e outra são passos essenciais para quem busca perder uns quilinhos. Ao definirmos horários para comer e seguirmos eles corretamente, estamos ativando estímulos no cérebro para aumentar a saciedade e além do metabolismo ter mais tempo para dirigir corretamente os alimentos.
Por que devemos jantar cedo?
Harvard recomenda que tanto a prática de jantar mais cedo, quanto as refeições em geral, devem ser uma prática que devemos adotar como hábito, mesmo que não queiramos perder peso. Trata-se uma questão de saúde e bem-estar. Isso faz com que o corpo e o cérebro relaxem e não tenhamos problemas de insônia, garantindo uma boa noite de sono após um dia cansativo.
Como essa pesquisa de Harvard foi feita?
Para chegar a suas conclusões, os pesquisadores de Harvard colocaram 16 pessoas com sobrepeso e obesas em dietas idênticas, mas com horários diferentes. Na primeira etapa as pessoas ficaram seis dias seguidos comendo café da manhã, almoço e jantar, mas a última refeição era servida seis horas e meia antes de ir para a cama. Na segunda fase da pesquisa, essas pessoas ficaram por mais seis dias comendo as mesmas refeições, mas a diferença é que elas eram feitas quatro horas depois, terminando apenas duas horas e meia antes de dormir. Durante o desenvolvimento do estudo foram analisados os hormônios reguladores do apetite, a temperatura corporal, o gasto calórico e entre outros fatores físicos dos participantes. Os resultados mostraram que comer mais tarde aumentou a fome dos participantes, diminuiu o número de calorias queimadas e favoreceu o armazenamento de gordura. Chocante, né?
O que mais podemos fazer para perder peso?
É necessário explorar outras formas de perder peso e assim obter o tão desejado bem-estar físico e mental. Os especialistas indicam que é essencial estabelecer uma mistura entre os exercícios aeróbicos para queimar calorias e anaeróbicos para tonificar nossos músculos. Além disso, é necessário estabelecer uma alimentação na qual não faltem nutrientes, vitaminas, carboidratos e gorduras saudáveis. Procure um nutricionista e verifique os horários, refeições e exercícios que melhor se adequam a sua rotina e seus objetivos físicos.
Veja mais
Esse é o único drink que reduz o risco de mortalidade e melhora o coração, de acordo com a ciência
Por que gostamos tanto de açúcar? A ciência explica como esse ingrediente vira um vício
Estes são os cinco peixes mais saudáveis segundo a ciência: e são muito melhores que qualquer tipo de carne