• Entrar
  • Cadastrar
Como tomar cúrcuma para reduzir o inchaço da barriga e perder peso: os benefícios da curcumina

A cúrcuma é uma das especiarias com mais benefícios! Veja como ela pode impactar no seu bem-estar!

Adicione a cúrcuma em sua alimentação e surpreenda-se com os seus efeitos! (Créditos: Shutterstock)

A cúrcuma, também conhecida como açafrão, é conhecida por todos por ser uma raíz poderosa, seja pela sua coloração impactante ou pelos diversos benefícios para a saúde e bem-estar. Os efeitos positivos dela vão muito além de um antioxidante sensacional para corpo. Veja como esse ingrediente pode impactar diretamente na redução do inchaço e na perda de peso! Confira agora no TudoGostoso!

Como a cúrcuma reduz o inchaço na barriga?

A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que podem ajudar a reduzir o inchaço na barriga. A substância ativa principal na cúrcuma é a curcumina, que inibe várias moléculas envolvidas na inflamação, como citocinas e enzimas inflamatórias, ajudando a reduzindo a ação delas no trato gastrointestinal. Ela pode favorecer o crescimento de bactérias, o que pode melhorar a digestão e reduzir o inchaço.

Como a cúrcuma ajuda a perder peso

A cúrcuma pode auxiliar na perda de peso por meio de vários mecanismos, muitos dos quais estão ligados às suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e de melhora da digestão. A cúrcuma aumenta o processo do corpo de queima calorias para produzir calor. Aumentar a termogênese pode ajudar a queimar mais calorias e, consequentemente, contribuir para a perda de peso.

Como adicionar a cúrcuma na dieta

A cúrcuma é um ingrediente muito versátil, podendo ser consumido de jeitos diferentes. Veja adicionar!

Em infusões: para preparar um chá de cúrcuma, basta ferver um copo de água e adicionar uma colher de chá de açafrão em pó. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 10 minutos, coe e beba. Se preferir, adicione um pedaço de gengibre, uma pitada de pimenta preta, suco de limão ou mel. Beba preferencialmente pela manhã ou antes de dormir.

No leite: para uma xícara de leite, adicione uma colher de chá de curcuma, ¼ de colher de chá de gengibre em pó, uma pitada de pimenta preta e um toque de mel. Aqueça e misture bem antes de consumir.

Smoothies : adicione a cúrcuma em pó aos smoothies. Ela dá um toque extra em ingredientes como banana, abacaxi, espinafre, sementes de chia e água de coco, deixando essa mistura mais saborosa.

Em alimentos : incorpore a cúrcuma em receitas como sopas, ensopados, pratos de arroz e marinadas. Use-o em combinação com outros ingredientes anti-inflamatórios, como alho, gengibre e azeite.

Outros benefícios da curcumina

A curcumina oferece uma ampla variedade de benefícios à saúde. Veja agora!

Redução do risco de doenças cardíacas: A curcumina melhora a função dos vasos sanguíneos, dilatando-os. Ela possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas.

Controle do diabetes: A curcumina pode ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina e a regular os níveis de açúcar no sangue, auxiliando no controle do diabetes tipo 2.

Suporte ao sistema imunológico: A curcumina pode ter efeitos benéficos no sistema imunológico, ajudando a fortalecer a resposta do corpo a infecções e doenças.

Promove a saúde do cérebro: Os antioxidantes e anti-inflamatórios presentes na cúrcuma promovem efeitos protetores no cérebro e podem ajudar a reduzir o risco de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

Potencial anticancerígeno: Combatendo o estresse oxidativo, a cúrcuma pode ter propriedades anticancerígenas, prevenindo o crescimento e a disseminação de células cancerígenas.


Veja mais

A fruta comum que todo brasileiro tem na fruteira que reduz o colesterol e faz bem ao coração
Receita de biscoito de abobrinha: snack crocante e saudável é delicioso, muito fácil e rápido de fazer
Os jovens que consomem mais alimentos orgânicos têm mais toxinas no sangue: os alimentos orgânicos não são saudáveis?

Temas relacionados