Você costuma preparar aquele shot de cúrcuma com limão matinal para fortalecer a imunidade e já iniciar o dia usufruindo dos seus benefícios poderosos? Saiba que esse hábito é um ganho muito importante para a sua saúde.
Também conhecida como açafrão-da-terra, a cúrcuma é um anti-inflamatório natural, faz bem para a digestão, ajuda a reduzir o colesterol, é uma aliada da saúde da pele e mais.
Conforme a nutricionista funcional Flávia Cyfer (@flaviacyfer) explica, não basta investir no shot matinal: "A curcumina, aquela substância maravilhosa da cúrcuma, precisa de um ambiente favorável para fazer efeito." Veja as orientações da especialista.
Como usar a cúrcuma para desinflamar o corpo?
Para as pessoas que se preocupam em adotar uma dieta anti-inflamatória pensando na saúde e bem-estar, incluir a cúrcuma na rotina é uma opção valiosa, principalmente ao começar o dia ingerindo a combinação de ingredientes para fortalecer a imunidade.
E para oferecer um ambiente favorável, a nutricionista esclarece que é justamente a presença de bactérias boas no intestino que faz a diferença.
"Se você está com disbiose, ou seja, tem mais bactérias ruins do que boas, não vai conseguir absorver corretamente essa substância e todo o seu shot vai por água abaixo", alerta ela, acrescentando que comer salgadinho escondido depois é uma péssima estratégia.
Como absorver os efeitos antioxidantes da cúrcuma
Flávia Cyfer afirma que para que a curcumina (substância presente na cúrcuma) promova os efeitos no corpo, ela precisa ser "ativada pelas bactérias boas" existentes no intestino.
"Se você acha que está fazendo tudo certinho tomando o seu shot, mas não tem uma alimentação com fibra, com comida de verdade, fruta, verdura, e acaba comendo muito industrializado, você não está alimentando as bactérias boas do seu intestino."
E o resultado desses hábitos não são nada animadores, aponta ela. "Sabe o que vai acontecer quando você tomar o seu shotzinho de cúrcuma de manhã, que é uma ótima estratégia para concentrar um monte de antioxidante num copinho? Não vai acontecer nada!", alerta.
A cúrcuma só vai fazer esse efeito dentro de um ambiente de alimentação saudável, por isso a ingestão de fibras, legumes, verduras e frutas é totalmente necessária.
"Nossa máquina é perfeita, e precisa de 'combustível' simples e barato, a gente é que complica as coisas! Esquece salgadinho fit, bolinho zero açúcar, shake power ultra plus master. Você precisa de uma boa estratégia com comida de verdade!", aconselha a nutri.
Veja mais!
O que acontece se trocar o Omeprazol pelo açafrão no combate à indigestão? Estudo revela resultado.
Chá de cúrcuma, famoso potente antioxidante e anti-inflamatório, é proibido pela Anvisa