• Entrar
  • Cadastrar
Não desperdice os benefícios da cúrcuma! Nutricionista revela duas estratégias fundamentais

Rica em benefícios, a cúrcuma deve ser consumida de forma estratégica para o melhor aproveitamento das suas propriedades, aponta nutricionista

Saiba qual é a combinação estratégica da cúrcuma para o melhor aproveitamento dos benefícios (Foto: Freepik)

A cúrcuma se tornou um tempero muito popular no Brasil nos últimos anos graças ao seus inúmeros benefícios para a saúde. É uma unanimidade! Esse ingrediente deixou de ser um mero tempero nas refeições de cada dia para ganhar status de protagonista nos cuidados com a saúde.

Se você não é adepta do shot da imunidade, certamente tem um conhecido que não começa o dia sem antes tomar um copinho de limão com cúrcuma. E nem se atreva a torcer o nariz, porque a verdade é que esse ingrediente, sem dúvidas, é um dos mais poderosos para a saúde.

E o que o açafrão-da-terra, como também é conhecido, tem de especial? Tudo! A ponto de ser alvo de estudos como uma versão natural do Omeprazol. E por este motivo existem formas estratégicas para fazer melhor proveito das suas propriedades.

A nutricionista Alessandra Feltre (@alessandrafeltre) revela os motivos e compartilha duas dicas para você não desperdiçar os efeitos no seu organismo!

Quais são os benefícios da cúrcuma?

Você já deve saber que a cúrcuma é uma verdadeira amiga da saúde e um dos seus benefícios mais conhecidos está relacionado ao grande potencial antioxidante. E esse é um dos fatores que destacam esse ingrediente como um aliado nos tratamentos de problemas gastrointestinais, febre e resfriados.

A cúrcuma ainda é conhecida por ajudar na redução dos níveis de colesterol. Os seus "superpoderes" são resultado do princípio ativo da cúrcuma, a curcumina, com alto potencial medicinal. Veja alguns dos benefícios mais conhecidos da cúrcuma:

  • Melhora a digestão a ajudar no reequilíbrio do sistema digestivo;
  • É usada no combate de gripes e resfriados;
  • Ajuda a regular o intestino;
  • É aliada na perda de peso;
  • Ajuda no fortalecimento do sistema imunológico;
  • Ameniza inflamações da pele, desde acne a psoríase;
  • Melhora a resposta anti-inflamatória natural do organismo;
  • Ajuda a aliviar sintomas de tensão pré-menstrual.


Conheça as estratégias para aproveitar os benefícios da cúrcuma

Toda essa fama em torno da cúrcuma não é à toa. Agora que você já deve estar reavaliando o tal hábito de começar o dia com o shot da imunidade, então não perca essa dica importante na nutricionista Alessandra Feltre.

Conforme ela explica, os benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios da cúrcuma não serão bem aproveitados caso as pessoas não sigam esses 2 conselhos simples:

  • "Se for usar como tempero, shots e sucos, o uso frequente é essencial, já que o composto ativo da cúrcuma, responsável pelos efeitos benéficos à saúde, a curcumina, está presente em apenas 2% do peso da cúrcuma, ou seja, o teor de curcumina na rizoma da cúrcuma não é tão alto", explica a especialista.

  • "Para melhorar a sua biodisponibilidade, ou seja, melhorar a utilização da curumina pelo organismo, é necessário associar com gorduras, mas o mais relevante dentro da ciência é associar a cúrcuma com a pimenta preta. Isto porque os estudos demonstram que a piperina, um composto ativo presente na pimenta preta, aumenta a biodisponibilidade da cúrcuma em até 2000%."


Seja nas refeições, nas bebidas matinais, nos drinks proteicos ou nos sucos de frutas, essa associação é muito boa, garante a especialista.

Veja mais!

Como saber se a cúrcuma é pura? Teste simples entrega se o tempero é falso ou verdadeiro.

Chá de cúrcuma, famoso como potente antioxidante e anti-inflamatório, é proibido pela Anvisa.

Temas relacionados