• Entrar
  • Cadastrar
Benefícios da cúrcuma com pimenta preta: misture os dois para se beneficiar 2000% a mais!

Entenda porque a cúrcuma com pimenta preta é uma combinação perfeita! 

Consumir cúrcuma com pimenta-do-reino pode beneficiar a saúde física e mental. (créditos: Shutterstock) 

Você certamente já deve ter ouvido falar dos benefícios da curcuma. A especiaria é rica em antioxidantes e possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. Inclusive, acrescentar o ingrediente nas receitas não apenas confere sabor à comida, como também torna as refeições mais nutritivas. Contudo, existe uma maneira de potencializar os efeitos positivos da curcuma no organismo. Tudo o que você precisa é de um pouco de pimenta preta, popularmente conhecida como pimenta-do-reino.

Saiba mais sobre as vantagens de combinar a cúrcuma com pimenta preta e como incorporar as duas especiarias na sua alimentação.

Composto presente na pimenta preta potencializa efeitos da curcuma no organismo

A cúrcuma é uma especiaria que pertence à família do gengibre. Também conhecida como açafrão-da-terra ou açafrão-da-índia, ela possui uma cor amarelo-ouro e sabor picante. Na culinária, a especiaria é muito utilizada para temperar carnes, legumes e outros preparos. Contudo, além de deixar a comida mais saborosa, a cúrcuma também proporciona diversos benefícios ao organismo. E o responsável pela maioria das poderosas propriedades desse tempero é a curcumina, um composto bioativo que possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

O problema é que a curcumina é uma substância pouco biodisponível, ou seja, sua absorção pelo organismo é limitada. No entanto, ela pode ser melhorada quando combinada com piperina, um composto encontrado na pimenta-do-reino. Segundo um estudo realizado pelo Departamento de Farmacologia do St. John’s Medical College, na Índia, adicionar pimenta-do-reino à comida que contém cúrcuma aumenta a biodisponibilidade da curcumina em 2000%.

Por isso, a combinação de cúrcuma com pimenta-do-reino é tão poderosa. A piperina permite que o corpo use a curcumina com mais eficiência. Além disso, a soma das duas especiarias aumenta as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias de ambas.

Cúrcuma com pimenta preta: quais são os benefícios dessa combinação?

O consumo de cúrcuma com pimenta preta ajuda a reduzir diversas inflamações no corpo, além de aliviar dores e lesões musculares. Estudos também sugerem que a combinação também auxilia no tratamento de artrite e artrose.

Outros benefícios relacionados ao consumo de cúrcuma com pimenta-do-reino são:

  • Melhora na saúde digestiva
  • Reduz os níveis de LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (colesterol bom);
  • Previne a hipertensão;
  • Regula a flora intestinal;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Regula os níveis de glicose no sangue;
  • Tem ação termogênica, auxiliando na perda de peso.

Além dos benefícios citados acima, pesquisas indicam que a cúrcuma com pimenta-do-reino tem efeitos benéficos no cérebro. A curcumina potencializa diversas funções cognitivas (memória/concentração/aprendizado) e previne doenças degenerativas. A substância também aumenta os níveis de serotonina e dopamina, neurotransmissores que influenciam no humor e sensação de bem-estar.

Como consumir cúrcuma com pimenta do reino?

A cúrcuma e a pimenta-do-reino são ingredientes versáteis que podem ser consumidos de diversas maneiras. Ambas especiarias combinam como temperos de diversos pratos, como ensopados, molhos, carnes, saladas e marinadas de frango e peixe.

A cúrcuma com pimenta-do-reino também é encontrada na forma de suplemento alimentar. Algumas casas de produtos naturais vendem cápsulas com a dupla poderosa. No entanto, converse com um profissional de saúde antes de iniciar uma suplementação. Embora o consumo de cúrcuma com a pimenta-do-reino não costume causar sintomas adversos, cada organismo é único e responde de formas diferentes.

Veja também:

Efeito em 6 semanas: Harvard elege alimento que retarda o envelhecimento se consumido diariamente
Cúrcuma: 3 erros que a mairoria das pessoas comete e acaba perdendo TODOS os benefícios dessa raiz poderosa
Benefícios "falsos" da cúrcuma: o que é fake news sobre os poderes da raiz?

Temas relacionados