• Entrar
  • Cadastrar
Tomar cúrcuma e gengibre tem muitos benefícios, mas o que pode acontecer se você ingerir mais de 5g de gengibre e mais de 2g de cúrcuma por dia?

Entenda quais são os possíveis riscos para a sua saúde se você exagerar na dose da bebida diariamente

Tomar cúrcuma e gengibre tem muitos benefícios, mas o que pode acontecer se você ingerir mais de 5g de gengibre e mais de 2g de cúrcuma por dia?

O chá de cúrcuma com gengibre é conhecido como remédio caseiro para a saúde digestiva (Foto: Shutterstock)

Qual é o efeito de beber chá de cúrcuma com gengibre para o estômago? A infusão de gengibre e cúrcuma (ou açafrão-da-terra) é bastante usada como um remédio caseiro natural que pode beneficiar a saúde digestiva.

O chá dessas duas plantas têm propriedades para ajudar na digestão e oferecem muito mais benefícios, conforme já apontaram diversos estudos.

Tanto o chá de gengibre quanto a infusão de açafrão-da-terra são os tradicionais remédios naturais caseiros quando se trata de ajudar contra alguma doença digestiva.

Para que serve o chá de gengibre e açafrão juntos?

Muitas pessoas tomam o chá de gengibre com açafrão-da-terra, mas assim como acontece com os remédios caseiros, muito do que é afirmado não foi comprovado. Os efeitos, no entanto, costumam ser positivos.

De acordo com o National Institutes of Health (NIH), a cúrcuma é promovida como suplemento dietético para doenças como artrite, distúrbios digestivos, infecções respiratórias, alergias, doenças hepáticas e muito mais.

O site de saúde Healthline aponta que o gengibre está relacionado ao alívio de alguns tipos de náuseas e vômitos, além de dores menstruais, é consumido para melhorar a digestão, ajudar no combate à gripe e ao resfriado comum.

Mas será que é aconselhável consumir as duas plantas juntas? Talvez seja possível ver algum benefício mais concreto à saúde digestiva graças ao que se sabe separadamente sobre as propriedades das duas.

Embora a cúrcuma também seja chamada de ‘omeprazol natural’, nem ela nem o gengibre são tratamentos médicos. Ela pode ajudar a trazer algum alívio para um desconforto, mas é preciso consultar um especialista para condições específicas.

Antioxidante e anti-inflamatório

Ambas as plantas são ricas em antioxidantes, compostos que ajudam a evitar o estresse oxidativo que aumenta o risco de doenças crônicas, por isso há benefícios para a saúde em geral e alguns específicos para o aparelho digestivo, principalmente contra inflamações.

O gengibre possui gingerol, com poderosos efeitos antiinflamatórios e antioxidantes; já a cúrcuma contém curcumina, que tem propriedades anti-inflamatórias, antidiabéticas e antioxidantes.

Um chá de cúrcuma pode não ser tão potente, uma vez que a curcumina não é muito bem absorvida pelo sangue quando consumida via oral, mas sua biodisponibilidade ao adicionar pimenta preta à infusão, graças à sua piperina.

Como beber açafrão com gengibre (e pimenta preta)?

É bastante simples preparar o chá de açafrão com gengibre e pimenta preta. Em uma xícara de água fervente, adicione partes iguais de gengibre fresco fatiado e cúrcuma (2,5 cm) e deixe descansar por 10 minutos. Passe por uma peneira e sirva com um pouco de mel se desejar.

Adicione um pouco de pimenta preta para melhorar a biodisponibilidade da curcumina. Se usar açafrão moído, a quantidade pode ser semelhante a meia colher de chá.

Quem não deve tomar açafrão e gengibre?

O gengibre e a cúrcuma são ingredientes saudáveis e normalmente são seguros para a maioria das pessoas em quantidades normais na dieta (como no chá). Mas em qualquer caso, não é aconselhável consumir estas plantas em excesso devido aos potenciais efeitos secundários.

  • A segurança de consumir açafrão-da-terra e gengibre durante a gravidez e a amamentação em quantidades maiores que os alimentos não é clara;

  • Algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas;

  • Ele pode interagir com medicamentos como anticoagulantes, antidepressivos, antibióticos e medicamentos anticâncer;

  • O gengibre pode ter efeitos colaterais em grandes doses: desconforto abdominal, azia, diarreia e irritação na boca e garganta.

O site especializado em saúde WebMD aconselha não exceder cinco gramas de gengibre por dia, pois pode aumentar as chances de efeitos colaterais.

As pesquisas consideram, no entanto, que o consumo de 400-600 miligramas de açafrão em pó puro 3 vezes ao dia é seguro.

Veja mais!

Cúrcuma: é isso que acontece com o seu corpo quando você ingere o tempero com frequência

Como tomar cúrcuma para reduzir o inchaço da barriga e perder peso: os benefícios da curcumina

Temas relacionados