• Entrar
  • Cadastrar
Açafrão não é cúrcuma: entenda a diferença nos benefícios entre as especiarias

Entenda o que diferencia uma especiaria da outra e quais são as principais características de cada uma delas

Açafrão e cúrcuma não são a mesma coisa (Fotos: Shutterstock)

Muita gente se confunde e acredita que o açafrão e a cúrcuma são a mesma coisa. Mas não são. As duas especiarias até apresentam similaridades nos benefícios para a saúde, devido às conhecidas propriedades medicinais valiosas, mas definitivamente elss são diferentes.

A começar pela origem das duas. O açafrão é extraído dos estigmas, a parte feminina da flor, mais especificamente da Crocus sativus, originária do Mediterrâneo. Já a cúrcuma (também chamada de açafrão-da-terra) é uma raiz da planta Curcuma longa, nativa do sudeste da Ásia, especialmente da Índia.

A cor e o sabor entre elas também têm uma diferença bastante sutil. Enquanto o açafrão tem um tom vermelho-alaranjado intenso e um sabor distintamente floral e levemente amargo, a cúrcuma tem uma cor amarelo-alaranjada intensa e um sabor levemente amargo. Descubra mais diferenças e semelhanças entre as especiarias.

Os benefícios do açafrão e da cúrcuma

Os componentes ativos e os benefícios entre as duas especiarias são responsáveis por confundir muita gente que deseja aproveitar ao máximo as vantagens oferecidas por essas substâncias. Entenda o que cada uma oferece de melhor entre as diversas vantagens para a saúde.

Açafrão: os componentes ativos incluem crocina, safranal e picrocrocin, que contribuem para seu aroma e sabor característicos. Essa especiaria é valorizada por suas propriedades antioxidantes, antidepressivas, anti-inflamatórias, anti-ateroscleróticas, anti-genotóxicas e citotóxicas.

Estudos sugerem que o açafrão é eficaz no tratamento de doenças das artérias coronárias, hipertensão, distúrbios estomacais, dismenorreia e deficiências de aprendizado e memória.

Cúrcuma: o principal composto ativo é a curcumina, conhecida por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajuda a reduzir os níveis de colesterol "ruim" (LDL) e os triglicerídeos no sangue, prevenindo doenças cardiovasculares como infarto, acidente vascular cerebral ou aterosclerose.

Ela é usada na medicina ayurvédica e em outras tradições medicinais como um anti-inflamatório natural, suporte à digestão, e para promover a saúde do fígado.

Devido ao seu alto custo, o açafrão costuma ser usado com moderação na culinária, como corante natural e em medicina tradicional. A cúrcuma, por outro lado, costuma ser encontrada em pó e usada em curry, pratos indianos e também como corante natural.

Conheça as diferenças entre o açafrão e a cúrcuma

Conhecidas por serem especiarias com benefícios únicos, ainda que sejam distintas, tanto a cúrcuma quanto o açafrão são valorizados por suas propriedades medicinais e culinárias em diferentes partes do mundo. Veja o que realmente pode diferenciar uma da outra para nunca mais se confundir!

  • Origem: a cúrcuma vem da raiz da planta Curcuma longa, enquanto o açafrão vem dos estigmas da flor Crocus sativus;

  • Cor e Sabor: a cúrcuma tem uma cor amarelo-alaranjada e um sabor terroso, enquanto o açafrão tem uma cor vermelho-alaranjada e um sabor floral;

  • Componentes Ativos: a cúrcuma contém curcumina, enquanto o açafrão contém crocina, safranal e picrocrocin, entre outros compostos;

  • Benefícios: ambos têm propriedades antioxidantes, mas a cúrcuma é mais conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias, enquanto o açafrão é mais associado a benefícios para a saúde ocular e cerebral, além de ser usado como tempero de luxo.

Veja mais!

O que a cúrcuma pode (e não pode) fazer pelo seu corpo: benefícios, efeitos colaterais, como usar e muito mais!

Cúrcuma: 7 motivos essenciais para incluir o açafrão-da-terra diariamente na alimentação

Temas relacionados