A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, é uma especiaria originária da Ásia. Além de deixar a comida mais gostosa, a cúrcuma faz bem à saúde. Ela possui propriedades de pigmentação (amarela), antioxidantes e anti-inflamatórias, assim como ajuda com problemas gastrointestinais, no controle do colesterol e no fortalecimento do sistema imunológico.
Existem muitos pratos e até chás que podem ser feitos com o tempero, mas a verdade é que nem todo mundo pode ingerir cúrcuma! Descubra se você precisa evitar a especiaria (ou não) no TudoGostoso.
Quem deve evitar o consumo de cúrcuma?
Pessoas com algumas doenças ou sensibilidades específicas devem evitar o consumo de cúrcuma para não agravar, acidentalmente, suas respectivas condições. É o caso, por exemplo, de quem tem quaisquer tipos de na vesícula biliar, pois o tempero estimula demais o órgão.
A cúrcuma também possui propriedades anticoagulantes. Ou seja, dificulta a formação de coágulos o sangue, deixando-o mais fino. Quem já faz uso de remédio anticoagulante, não deve consumir cúrcuma, pois pode causar uma hemorragia em um momento crítico.
A alergia à cúrcuma, claro, é outro motivo para ficar longe do tempero. Mas quem têm problemas estomacais, renais ou diabetes deveria fazer o mesmo. Isso porque a especiaria pode irritar o sistema gastrointestinal, pode interagir com a medicação antidiabética ou afetar demais os níveis de açúcar no sague, e impactar o fígado, respectivamente.
Se você faz parte das pessoas que não pode comer cúrcuma, prometemos que você vai encontrar várias receitas fantásticas no TudoGostoso. Agora, se você descobriu que, afinal, pode, sim, ingerir o tempero... Veja algumas receitas com açafrão-da-terra aqui.
Veja mais!
3 alimentos “saudáveis” que inflamam a vesícula, o fígado e o pâncreas: evite problemas de saúde
Os excelentes benefícios de comer banana com aveia, uma combinação saudável perfeita