
Você vai ficar surpreso com os alimentos "saudáveis" que não são tão bons assim para você... (Créditos: Shutterstock)
Todo mundo sabe que alimentos ultraprocessados, álcool, açúcar, gordura ou sal em excesso são frequentemente associados a diabetes, hipertensão, obesidade, doenças hepáticas e cardiovasculares, dentre outras condições. Inclusive, quem acompanha o blog do TudoGostoso já deve ter visto vários artigos sobre o assunto.
Mas a verdade é que alimentos ditos saudáveis também podem ter um impacto negativo na sua saúde! Entenda como isso é possível e conheça 3 alimentos “saudáveis” que inflamam a vesícula, o fígado e o pâncreas aqui.
Por que alimentos “saudáveis” podem fazer mal à saúde?
Quando o assunto é uma dieta equilibrada, não existe fórmula certa. A alimentação de uma pessoa precisa ser ajustada de acordo com suas necessidades nutricionais. Com certos alimentos, pode acontecer a mesma coisa.
Dependendo das suas circunstâncias, eles podem estar longe de serem seus aliados e, na verdade, deveriam ser evitados.
Laticínios e derivados
Uma fonte notória de potássio, um nutriente importante para o fortalecimento dos ossos e dentes, os laticínios e derivados podem ter um efeito adverso no sistema biliar. E isso vale, inclusive, para as opções sem gordura e açúcar.
Vegetais in natura
Dependendo de como está a saúde do seu sistema digestivo, pode ser melhor evitar vegetais in natura, pois são mais difíceis de serem processados pelo nosso organismo. Isso pode acabar sobrecarregando a vesícula biliar e o fígado. Nesses casos, opte por vegetais cozidos.
Oleaginosas
Muito conhecidas por serem uma fonte de gordura boa, as oleaginosas são benéficas para a saúde do coração e muscular. Só que apesar de serem gorduras boas, elas ainda precisam ser emulsionadas por sais biliares, o que pode acabar demandando muito do sistema biliar.
Veja mais!
Isso pode acontecer se você comer uma banana todos os dias
É melhor comer melão ou melancia? Os benefícios e malefícios de ambas as frutas