Os alimentos ricos em açúcar e gordura podem ser bem saborosos, mas não é de hoje que todo mundo sabe que é preciso ter cuidado com o consumo em excesso deles. Muita gordura no corpo e açúcar no sangue podem levar a vários problemas de saúde a longo prazo. É normalmente por esses motivos que algumas pessoas procuram doces sem açúcar e receitas com pouca gordura.
Só que mesmo se a sua saúde estiver em dia no momento, pode ser uma boa ideia maneirar nessas substâncias. Tudo isso porque o açúcar afeta também o nosso cérebro. Abusar de comidas muito doces e gordurosas pode “reprogramar” o cérebro de uma forma que nem imaginamos! Descubra no TudoGostoso os malefícios do açúcar e da gordura em excesso no cérebro e no nosso corpo.
Quais são os efeitos do açúcar e da gordura no cérebro?
O açúcar e a gordura são duas substâncias que podem afetar o nosso dia a dia, a começar pela maneira que reagimos em relação à comida. Tudo isso porque elas afetam a resposta do sistema de recompensa do nosso cérebro ao liberar o neurotransmissor da dopamina. Quando o sistema digestivo identifica a ingestão de açúcar ou gordura, ele envia uma mensagem para o cérebro, que libera dopamina e afeta a parte da nossa mente associada ao comportamento de gratificação. É o mesmo que acontece com muitas drogas.
A quantidade de dopamina que as drogas causam são mais alarmantes, com álcool e tabaco aumentando cerca de 3 vezes o valor normal. Mas comidas com muito açúcar e/ou gordura não estão muito longe disso e conseguem duplicar a dopamina no cérebro. A consequência disso é que nosso cérebro fica condicionado a querer mais dessas substâncias para ativar a mesma recompensa. É por isso que gostamos tanto de açúcar e de “besteiras” gordurosas que pode chegar a ser considerado um vício.
Ao abusar desse tipo de comida, nós acabamos criando uma preferência para eles que deixa os outros alimentos “sem graça”. Uma pesquisa feita na Universidade Yale, dos EUA, e no Max Planck Institute for Metabolism Research, da Alemanha, revelou que esse impacto é mais imediato do que pensamos. Dois grupos de pessoas seguiram a mesma dieta saudável por dois meses, com exceção de um detalhe: um consumiu iogurte rico em açúcar e gordura e o outro um iogurte natural magro.
O grupo que consumiu o iogurte açucarado relatou não ter gostado tanto das comidas mais saudáveis do restante da dieta, com pouco açúcar e gordura, quanto o outro grupo. Em outra fase do estudo, essas mesmas pessoas tomaram milk-shake enquanto faziam ressonância magnética para analisar a resposta do cérebro. No grupo que já estava acostumado com esses alimentos por causa do iogurte calórico, o cérebro mostrou a clara ativação da dopamina como recompensa já “programada” do corpo.
Quais são os malefícios do açúcar e da gordura no organismo?
O açúcar e a gordura são ambos bem prejudiciais para o nosso corpo. Um docinho aqui e uma besteirinha lá podem não fazer você ganhar peso ou ter problemas de saúde tão cedo. Mas eles justamente alimentam o sistema de recompensa com a dopamina. Comer mais e mais leva a consequências para o restante do corpo. As duas substâncias são ricas em calorias e estimulam a produção de células de gordura e o colesterol ruim. Isso pode levar à diabetes tipo 2, obesidade, entupimento de artérias e doenças cardiovasculares graves.
Felizmente é possível reverter esse processo com uma alteração gradual da alimentação. Em vez de cortar o açúcar e a gordura de vez, diminua a quantidade desses elementos nas suas refeições aos poucos até ser quase nulo. Com o tempo vai perceber que vai ficar mais fácil ficar sem esse tipo de comida e até alimentos saudáveis vão ficar mais saborosos e gratificantes. Como não nascemos com o desejo por esse tipo de comida, é ainda mais fácil fazer essa correção com crianças. Ao evitar que a criança coma sal e açúcar cedo, elas não criam esse hábito e é mais simples controlar o desejo das crianças por doces.
Veja mais:
Gordura faz bem? Com o consumo desses 5 alimentos saudáveis, a resposta é sim!
Conheça os alimentos que ajudam a sugar o açúcar do sangue
25 receitas fitness para variar o cardápio sem sair da dieta