As oleaginosas são famosas por serem uma fonte de gorduras boas. E, dentre todas as opções que existem no mercado, as nozes são consideradas as melhores oleaginosas à nossa disposição. Elas são ricas em fibras, proteínas e outros nutrientes essenciais para o funcionamento do nosso corpo.
Além de serem benéficas à saúde, porém, elas também são práticas e deliciosas, o que as tornam uma recomendação clássica de nutricionistas e especialistas para quem quer perder peso. Mas o que acontece com o seu cérebro quando você come nozes todos os dias? Descubra a resposta aqui no TudoGostoso!
O que acontece com o seu cérebro se você comer nozes todos os dias?
Vários estudos já demonstraram que o consumo regular de nozes é bom para a saúde cognitiva, melhorando as funções cerebrais, aliviando a depressão e retardando o declínio cognitivo.
Isso ocorre porque as nozes são uma fonte de polifenóis e ômega-3, que contribuem para suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
Antioxidantes são importantes para evitar o “estresse oxidativo”, que pode enfraquecer a sinalização nervosa em nosso cérebro, reduzindo a função cognitiva e afetando a memória. Eles também previnem doenças como Alzheimer, Parkinson e demência, associados à idade mais avançada. Já a ação anti-inflamatória do alimento afeta todo o nosso corpo, aliviando dores e desconfortos de modo geral.
Existem, ainda, outros benefícios como a redução da pressão arterial, dos triglicerídeos e dos níveis de açúcar no sangue. Ou seja, o seu coração também se beneficia do consumo de nozes diariamente!
Quantas nozes você pode comer por dia?
Como a verdade é que tudo em excesso faz mal, não é recomendado comer mais de 30 gramas de nozes por dia. O alimento é muito calórico – apenas 100 gramas têm 600 calorias – de modo que ultrapassar esse limite poderia contribuir para o ganho de peso.
Veja mais!
Isso pode acontecer se você comer uma banana todos os dias
Nada de iogurte ou kefir: o alimento com mais probióticos é ignorado por quase todo mundo