• Entrar
  • Cadastrar
É isso que acontece com o seu corpo quando você come abacate todos os dias

Você vai se surpreender ao descobrir como o abacate age no corpo humano

Entenda os benefícios do abacate para o corpo e quais são as contraindicações (Créditos: Canva) 

O abacate é uma fruta deliciosa que pode ser consumida de várias maneiras diferentes. No Brasil, o mais comum é usá-la em receitas doces, mas já faz algum tempo que ele tem sido explorado em pratos salgados e vem acumulado muitos adoradores (inclusive eu!). Além de delicioso, ele também é conhecido por ter diversos benefícios para a saúde, mas será que é verdade? Hoje o TudoGostoso vai te contar o que o abacate faz com o seu corpo e quem precisa tomar muito cuidado com o consumo dessa fruta. Confira!

Benefícios do abacate para o corpo humano

O abacate é rico em diversas vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo humano, podendo ser adicionado no nosso cardápio no café da manhã, no almoço, no lanche ou no jantar.

Previne doenças cardiovasculares

O abacate é conhecido por ser um alimento rico em gorduras boas. Além de não aumentar o nosso colesterol ruim, ele ainda ajuda a controlá-lo caso esteja alto.

Isso faz com que ele seja uma ótima opção de fruta para quem sofre com essa disposição, além de pressão alta e outras doenças cardiovasculares.

Ajudando a diminuir o colesterol, o abacate ajuda a prevenir também o surgimento de doenças mais sérias como hipertensão e aterosclerose.

Fornece mais energia e ajuda na construção dos músculos

Se você é atleta ou pratica atividades físicas com frequência, o abacate é uma ótima opção para ter na sua alimentação. Ele ajuda na recuperação muscular através de minerais como potássio e magnésio, e é rico em nutrientes que fornecem energia para o corpo, melhorando o desempenho.

Melhora o sistema nervoso

Quem gosta de abacate sabe que ele é rico em ácidos graxos, como o ômega 3. Essa substância, em conjunto com a vitamina B presente na fruta e alguns outros minerais ajudam a promover o relaxamento do sistema nervoso, melhorando a saúde mental e até aliviando o estresse, seja ele físico ou mental.

Diminui a gordura do fígado

O excesso de gordura no fígado é um problema que pode atingir pessoas de várias idades, e não apenas pessoas obesas.

Porém, segundo a Associação Americana de Pessoas Aposentadas, uma organização estadunidense sem fins lucrativos, o consumo de gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas é capaz de diminuir a gordura no fígado.

Isso porque essas mesmas gorduras ajudam no emagrecimento que, consequentemente, ajuda a diminuir a esteatose hepática.

Contraindicações do abacate: veja o que acontece se comer demais

Apesar da quantidade de benefícios do abacate para a saúde, nada em excesso faz bem, não é mesmo? Por isso, essa fruta também possui contraindicações.

Quando o abacate é consumido em quantidades exageradas, ele pode causar prisão de ventre, inchaço, inflamação, indigestão, dor de estômago e diarreia. Portanto, lembre-se sempre de fazer refeições equilibradas e procurar um médico e um nutricionista em caso de qualquer dúvida!

Veja mais:

Esse benefício secreto do abacate (que poucos sabem!) é muito bom pra saúde

Temas relacionados