Você sabia que o ovo faz parte dos alimentos ideais para comer no café da manhã? O que ele pode fazer com o seu corpo pode te surpreender! Não é à toa que ele é um dos queridinhos por quem segue um estilo de vida saudável, né? Então venha descobrir e inclua ele em sua alimentação diária! Confira agora no TudoGostoso!
Regula o peso
Os ovos são uma excelente fonte de proteína de alta qualidade, o que pode ajudar na perda de peso e na manutenção do peso. Comer ovos pode aumentar a saciedade, fazendo com que as pessoas fiquem satisfeitas por mais tempo. Além disso, com as proteínas do ovo, o corpo usa mais energia para digeri-las em comparação com gorduras e carboidratos. Isso pode ajudar a aumentar o metabolismo, contribuindo para a queima de calorias.
Fonte de gorduras boas
Os ovos contêm principalmente gorduras insaturadas, incluindo ácidos graxos monoinsaturados. Esses tipos de gorduras são considerados benéficos para a saúde do coração quando consumidos em vez de gorduras saturadas e trans. Eles podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, melhorando a saúde cardiovascular.
Reforça o cérebro
Os ovos são uma das melhores fontes de colina, um nutriente essencial na saúde cerebral. A colina é um componente importante das membranas celulares e está envolvida na formação de neurotransmissores que transmitem sinais no cérebro. Ela também ajuda na memória e na função cognitiva. Além disso, os ovos apresentam nutrientes que desempenham papéis importantes no metabolismo energético, na função cerebral e no sistema nervoso.
Protege a visão
Os ovos são uma fonte de luteína e zeaxantina, dois poderosos antioxidantes. Esses compostos são benéficos para a saúde ocular, pois se acumulam na retina e ajudam a proteger os olhos contra danos causados pela luz. A vitamina A também é encontrada nos ovos, desempenhando um papel importante na formação e manutenção da retina, ajudando na visão em condições de baixa luminosidade e protegendo os olhos contra infecções.
Auxilia na imunidade
As proteínas encontradas nos ovos são necessárias para a produção de anticorpos, que ajudam o corpo a combater infecções e doenças. Os ovos são uma das poucas fontes de vitamina D, importante na regulação do sistema imunológico. Ela ajuda a fortalecer as defesas do corpo contra infecções, estimulando a produção agentes antimicrobianos e auxiliando a resposta anti-inflamatória.
Veja mais
As 9 melhores e piores fontes de proteína para manter o corpo forte, segundo especialistas em nutrição
Banana com estômago vazio: benefícios e malefícios de comer a fruta em jejum ou após muitas horas sem comer
O que ninguém contou sobre os benefícios de pingar algumas gotas de limão nas refeições