• Entrar
  • Cadastrar
Crianças que tomam café da manhã todos os dias têm algo em comum ao chegar à escola

O café da manhã dá a energia necessária para encararmos uma rotina acelerada. Para crianças e adolescentes, porém, os resultados podem ser ainda mais impactantes! Entenda no TudoGostoso.

Café da manhã: a refeição mais importante do dia? (Créditos: Shutterstock)

Todo mundo diz que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. E é verdade! Pesquisas já mostraram que isso se aplica a todas as faixas etárias, mas, principalmente, às pessoas com menos de 18 anos.

De fato, uma pesquisa publicada na Nutritional Neuroscience, em 2022, demonstrou que pessoas que não tomam café da manhã costumam apresentar índices de depressão ou estresse mais elevados.

Recentemente, outro estudo, com mais de 150.000 participantes entre 10 e 17 anos, revelou que crianças e adolescentes que tomam café da manhã todos os dias têm algo em comum ao chegar à escola. Quer saber o que é? É só continuar lendo!

O que crianças que tomam café da manhã têm em comum?

Segundo esse estudo mais recente, crianças e adolescentes que tomam café da manhã todos os dias relataram ter uma qualidade de vida superior aos seus pares que comiam café da manhã apenas em dias da semana ou aos finais de semana ou, ainda, que pulavam a refeição.

Devido à quantidade de participantes, distribuídos em mais de 40 países ao redor do mundo, o estudo buscou formas de controlar, ao máximo, fatores socioeconômicos, sexo, idade, consumo de frutas e vegetais, consumo de doces, frequência de refeições em família, atividade física e índice de massa corporal (BMI).

“Os resultados desta investigação mostram que, em geral, todos os países apresentam índices de satisfação mais elevados entre pessoas que tomam café da manhã todos os dias” disse Lee Smith, epidemiologista na Anglia Ruskin Academy e um dos autores do estudo.

Dito isso, são necessários mais estudos para entender por que o café da manhã impacta tanto o humor ou a qualidade de vida de crianças e adolescentes.

Veja mais!
Cafeína fonte de nutrientes: veja o que estudos afirmam sobre benefícios da bebida queridinha dos brasileiros
Cientistas finalmente identificam onde começa a intolerância ao glúten

Temas relacionados