O consumo de lactobacillus pode ser um importante aliado na prevenção da depressão e da ansiedade. Num momento em que se busca caminhos para fortalecer a saúde mental, a alimentação pode contribuir bastante neste processo.
Um estudo recente mostrou que Lactobacillus, bactéria presente em alguns alimentos, mantêm os níveis de um mediador imunológico (o interferon gama), que regula a resposta do corpo ao estresse e ajuda a evitar ansiedade e depressão.
Entenda de que forma o estudo chegou a esses resultados e como uma alimentação rica em Lactobacillus pode ser um importante caminho na prevenção esses problemas.
Os Lactobacillus ajudam o corpo a controlar o estresse
Uma pesquisa realizada pela Escola de Medicina da Universidade da Virgínia descobriu como a bactéria encontrada em alimentos fermentados e iogurtes - os Lactobacillus -, são importantes para o corpo controlar o estresse.
Uma das conclusões dos pesquisadores é a capacidade dessa bactéria em ajudar a prevenir a depressão e a ansiedade. Esse novo estudo, publicado na revista científica Brain, Behavior, and Immunity, abre caminhos para descobertas de novas terapias para tratar condições relacionadas à saúde mental.
"Nossa descoberta ilumina como o Lactobacillus residente no intestino influencia os transtornos de humor, ajustando o sistema imunológico. Nossa pesquisa pode abrir caminho para a descoberta de terapias tão necessárias para ansiedade e depressão", disse o pesquisador Alban Gaultier, do Departamento de Neurociências da Universidade da Virgínia, no comunicado.
Microrganismos existentes no intestino são essenciais para a saúde e bem-estar
O nosso intestino possui inúmeras bactérias, fungos e vírus. Segundo os cientistas, estes pequenos organismos e as suas interações são essenciais para o sistema imunológico, a saúde, a saúde mental e outras facetas do bem-estar.
Os problemas sentidos na microbiota, ou por doença, alimentação ruim ou outras causas, podem desencadear muitas doenças e até estimulam a propagação do câncer. Essa é a razão para que os cientistas se esforcem cada vez mais a compreender como a microbiota pode ajudar a combater doenças e melhorar a saúde.
Como foi realizada a nova pesquisa
Os pesquisadores focaram especificamente nos lactobacilos. Nas pesquisas anteriores, os resultados sugeriram que a bactéria poderia reverter a depressão em ratos de laboratório, mas ainda eram necessários novos estudos para entender esse fenômeno.
Para dar continuidade às pesquisas sobre depressão, eles usaram uma coleção de bactérias com duas cepas de Lactobacillus e seis outras cepas bacterianas. Os cientistas conseguiram criar ratos com e sem Lactobacillus, contornando a necessidade de antibióticos.
Desta vez, eles conseguiram explicar: os lactobacilos da família Lactobaccillacea mantêm os níveis de um mediador imunológico, conhecido como interferon gama, que regula a resposta do corpo ao estresse e ajuda a evitar a depressão.
"Temos novas ferramentas para otimizar o desenvolvimento de probióticos, o que deverá acelerar as descobertas de novas terapias. Mais importante ainda, podemos agora explorar como a manutenção de um nível saudável de Lactobacillus e/ou interferon gama poderia ser investigada para prevenir e tratar a ansiedade e a depressão”, disse a pesquisadora Andrea R. Mercchak.
Veja mais!
Comer chocolate amargo te deixa mais feliz e alivia ansiedade: veja como consumir com o TudoGostoso.
Essa erva pode melhorar a memória em até 75%: conheça o poder do alecrim na função cognitiva.