• Entrar
  • Cadastrar
Essa erva pode melhorar a memória em até 75%: conheça o poder do alecrim na função cognitiva

O alecrim é uma erva superpoderosa e nutricionista revela os seus benefícios para as funções cognitivas do cérebro.

O alecrim tem propriedades surpreendentes para a saúde (Foto: Shutterstock)

O alecrim tem benefícios surpreendentes para a saúde e talvez você não tenha conhecimento do poder dessa erva. Além de ser fonte de vitamina B6, fósforo, potássio, magnésio, ferro, cálcio, esse tempero funciona como um desintoxicante natural, é um verdadeiro diurético.

Conhecido por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias capazes de fortalecer o sistema imunológico de maneira natural, o alecrim também é muito eficiente no combate a problemas como tosse, asma e resfriados. Por isso é tão usado para desconfortos respiratórios.

Mas não para por aí! Essa erva ainda ajuda a aliviar dores de cabeça, enxaquecas e dores causadas pelo reumatismo, além de ser uma aliada no combate o estresse. O mais surpreendente é que ele também deixa o seu cérebro mais saudável, diferentemente dos alimentos que impactam de forma negativa a memória. Confira mais detalhes a seguir!

O poder do alecrim para a saúde do cérebro

De acordo com a nutricionista Vanessa Baad (@vanessabaadnutri), o alecrim pode aumentar a nossa memória em até 75%. Ela cita uma pesquisa já realizada sobre o ingrediente que indicou que beber um pequeno copo de água de alecrim por dia ajuda a melhorar a saúde mental e física.

"Alterando o desempenho da memória e aumentando a capacidade de lembrar o passado, deixando assim seu cérebro mais jovem", destaca ela.

A pesquisadora com Doutorado em Medicina pela UPE acrescenta ainda que alguns testes já realizados pela Universidade de Nortumbria, em Newcastle, também indicam que o aroma do alecrim pode melhorar em até 75% a memória e o funcionamento cognitivo em adultos e a longo prazo.

Para a receita da água de alecrim, basta adicionar dois ramos de alecrim bem lavados a um litro de água mineral. E depois, é só beber normalmente.

Saiba como aproveitar ao máximo os benefícios do alecrim

Não há mistério para introduzir o alecrim nas refeições do dia a dia. Esse ingrediente é uma das ervas mais populares no mundo da culinária e costuma ser ideal no preparo de carnes, sopas, caldos e molhos. E ainda funciona como um aromatizador de ambientes delicioso por ter um aroma fresco.

"Adicioná-lo no dia a dia em pratos e refeições também pode garantir outros benefícios", garante a nutricionista. Saiba quais são os benefícios que você pode perder se não incluir a erva na sua rotina:

  • Melhora a imunidade;
  • Evita o envelhecimento da pele;
  • Atua na ativação do metabolismo;
  • Ajuda no crescimento e fortalecimento do cabelo;
  • Auxilia na regulação da pressão arterial;
  • Melhora a digestão;
  • Reduz a azia;
  • Combate a sensação de estufamento na barriga;
  • Reduz o inchaço;
  • Age na redução da inflamação;
  • Age na limpeza do organismo.


Beber o chá de alecrim é um tratamento maravilhoso para ajudar no combate ao estresse, já que ele aumenta o fluxo sanguíneo e estimula o cérebro. Isso significa que as suas propriedades vão te deixar mais relaxado e vão acalmar de forma natural os nervos responsáveis pela estafa mental.

Veja mais!

Poder do café na perda de memória surpreende em estudo; entenda influência cognitiva da bebida.

Essa é a quantidade de morango que você precisa comer para melhorar a memória e reduzir risco de demência, diz novo estudo.

Temas relacionados