• Entrar
  • Cadastrar
Chá de alecrim é bom pra ansiedade e memória: conheça outros 5 benefícios da erva aromática, como fazer a bebida e que horas tomar

O chá de alecrim é repleto de benefícios, muito fácil de ser feito e ainda é uma delícia! Saiba tudo sobre essa bebida!

O chá de alecrim é uma opção saudável para adicionar em sua rotina! (Créditos: Shutterstock)

O chá de alecrim é ótimo para aliviar a ansiedade, liberando antioxidantes que ajudam no sistema nervoso central. Ainda na parte cerebral, em conjunto com os antioxidantes, as propriedades anti-inflamatórias dessa bebida também contribuem para diminuir possíveis doenças neurodegenerativas, como a falta de memória. Mas isso não é tudo! Separamos os múltiplos benefícios do chá de alecrim e muitas outras curiosidades que você precisa saber. Confira agora no TudoGostoso!

1. Digestão

O alecrim é um dos ingredientes que colaboram para uma boa saúde digestiva! Ele ajuda no processo de absorção de nutrientes, na prevenção da prisão de ventre e no combate a acidez do estômago. Pra melhorar, o chá pode ser uma ótima opção para quem sofre com o excesso de gases ao ajudar no relaxamento abdominal.

2. Circulação sanguínea

O chá de alecrim promove a circulação ao ser um dos alimentos responsáveis pela dilatação sanguínea. Ele é benéfico para a pressão arterial baixa por possuir essas características. O chá de alecrim pode ajudar no tratamento de problemas como as varizes, a artrite e a gota.

3. Controle de diabetes

Problemas com o risco de diabetes? O chá de alecrim pode te ajudar a resolver! Ele possui propriedades que diminui a glicose e aumenta a insulina, fazendo com que os níveis de diabetes fiquem estáveis e sob controle.

4. Anticancerígeno

Entre os alimentos anticancerígenos, o alecrim é um dos que fazem sucesso! Graças à sua ação antioxidante, ele pode diminuir o desenvolvimento de células cancerígenas ainda na fase inicial, impossibilitando elas de se espalharem pelo corpo.

5. Respiração

Está com problemas respiratórios por conta da coriza de gripe e resfriados? O chá de alecrim é uma ótima alternativa para aliviar esses sintomas! Ele possui propriedade descongestionante, diluindo o muco e aliviando a dor de garganta. Ele também pode ser uma opção para diminuir a febre.

Como fazer o chá de alecrim

Fazer o chá de alecrim é muito fácil! Tudo o que você precisa é de uma colher de sopa de ramos de alecrim e uma xícara de chá com água. Coloque a água no fogo e assim que ela ferver, adicione o alecrim. Deixe descansar por 5 minutos, coe o chá, retire os pedaços da planta e sirva-se à vontade. Muito prático, né?

Qual horário tomar o chá de alecrim?

O melhor horário para tomar o chá de alecrim é logo pela manhã! Ele pode aumentar a energia e a concentração, fazendo com que você fique mais produtivo e com foco nas atividades do dia a dia. Além disso, consumir o chá cerca de 30 minutos antes das refeições pode ajudar a melhorar a digestão e reduzir a sensação de inchaço. Recomendamos evitar tomar o chá de alecrim muito próximo da hora de dormir, pois seu efeito estimulante pode interferir no sono.


Veja mais

Os benefícios surpreendentes do ovo de codorna se você seguir à risca esse passo a passo no modo de preparo
Suco de cenoura turbina perda de peso e é anti-inflamatório: conheça os benefícios do vegetal e como potencializar a bebida
O que ninguém te contou sobre suco detox e seus possíveis benefícios à saúde; vale mesmo a pena consumir a bebida?

Temas relacionados