• Entrar
  • Cadastrar
Este alimento amado por veganos e vegetarianos pode aumentar os riscos de diabetes, segundo novo estudo

Veja o que as novas pesquisas falam sobre o consumo de carne à base de plantas

Entenda por que as carnes veganas à base de plantas podem aumentar os riscos de diabetes (Créditos: Shutterstock)

Para os veganos e os vegetarianos, os hambúrgueres à base de plantas que são vendidos congelados nos supermercados são um adianto no dia a dia. Saborosos, eles ajudam aqueles que não comem carne a substituí-la nos lanches.

Contudo, esse alimento pode trazer um malefício para a saúde que ninguém estava esperando. Isso porque um estudo recente publicado no American Journal of Clinical Nutrition mostrou evidências de que o consumo de hambúrguer à base de plantas aumenta os níveis de açúcar no sangue, consequentemente aumentando os riscos de diabetes.

Estudos mostram que hambúrguer à base de plantas aumenta os riscos de diabetes

Muitos estudos anteriores informaram que as dietas à base de plantas ajudavam a diminuir os riscos de diabetes em cerca de 25%, e isso continua sendo verdade. Porém, esse tipo de dieta deve priorizar plantas in natura em vez de alimentos ultraprocessados como os hambúrgueres à base de plantas, que são ricos em aditivos e conservantes.

A pesquisa citada no periódico comparou dois grupos de pessoas em que um consumiu apenas proteína animal enquanto o outro consumiu apenas carne vegana. O aumento dos níveis de açúcar no sangue do segundo grupo foi notável, e os pesquisadores explicaram que isso pode ser culpa da grande quantidade de carboidratos que as carnes à base de plantas contém.

Os carboidratos são processados no organismo e transformados em açúcares. É por isso que eles elevam os níveis e também porque quem tem diabetes precisa estar atento no consumo desse grupo alimento, principalmente carboidratos refinados.

Hambúrguer vegano ultraprocessado X caseiro

A nutricionista Emily Gelsmonin, do Hospital Geral de Massachusetts, relata que essas carnes fakes à base de plantas possuem muita gordura saturada e excesso de sal. O consumo exacerbado dessas duas substâncias causa doenças cardiovasculares e até morte. Por isso, eles devem ser consumidos com parcimônia.

Para quem deseja comer um hambúrguer vegano à base de plantas, a melhor alternativa é prepará-lo em casa. Assim, você utiliza ingredientes mais naturais e que você sabe a procedência.

Como fazer hambúrguer vegano caseiro

Se você não sabe como fazer um bom hambúrguer vegano caseiro, não tem problema, porque o TudoGostoso está aqui para te ensinar! A receita abaixo é do hambúrguer de lentilha, um dos queridinhos do nosso site. Confira!

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de lentilha crua
  • 4 xícaras (chá) de água
  • 1 dente de alho grande picado
  • ½ xícara (chá) de cheiro-verde picado
  • ½ xícara (chá) de farinha de arroz integral
  • ½ xícara (chá) de farelo de aveia
  • ½ xícara (chá) de cebola picada
  • 1 colher (sopa) de aeite
  • cominho a gosto

Modo de preparo:

  1. O primeiro passo dessa receita é cozinhar a lentilha. Para isso, coloque a lentilha junto com a água na panela de pressão e leve para cozinhar em fogo médio até a panela começar a chiar.
  2. Quando isso acontecer, diminua o fogo e conte 15 minutos.
  3. Passado esse tempo, deixe a pressão sair da panela naturalmente e, então, abra com cuidado. Escorra a lentilha e transfira-a para um recipiente.
  4. Acrescente os temperos e misture bem.
  5. Em seguida, acrescente o farelo de aveia e a farinha de arroz aos poucos, até atingir a consistência necessária para modelar os hambúrgueres.
  6. Divida essa massa em 5. Passe um pouco de óleo nas mãos e modele os hambúrgueres, deixando cerca de 1cm de espessura.
  7. Em uma forma levemente untada, espalhe os hambúrgueres, se certificando de não os colocar grudados. Leve ao congelador por cerca de 1 hora.
  8. Retire do congelador quando estiver firme e, caso deseje guardar, basta embalar em saco ziplock e levar de volta para o congelador, dura até 3 meses.
  9. Caso deseje fritar, transfira do congelador direto para uma frigideira com um fio de óleo e frite de cada lado até ficar douradinho. Você também pode assar por cerca de 30 minutos a 180º C, tanto no forno quanto na air fryer, mas fique atento ao tempo para garantir que ele não irá queimar!

E está pronto! Viu que fácil? E fica uma delícia!

Veja mais:

Salsicha vegana saudável (sem cenoura!) é perfeita para fazer aquele cachorro quente que todo mundo ama!


Temas relacionados