• Entrar
  • Cadastrar
Parece contraditório, mas esse doce pode diminuir o risco de diabetes tipo 2 segundo estudo recente

Estudo aponta os benefícios do consumo moderado desse doce popular

Parece contraditório, mas esse doce pode diminuir o risco de diabetes tipo 2 segundo estudo recente

Consumo regular do doce famoso pode prevenir a doença e oferecer outros  benefícios à saúde (Créditos: Shutterstock)

A diabetes é uma doença que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. Aqui no Brasil, mais de 10% da população sofre com a diabetes, segundo uma pesquisa realizada pela Vigitel Brasil (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas) em 2023. Quem sofre desse problema, precisa evitar o consumo excessivo de açúcar, uma vez que essas pessoas apresentam uma resistência à insulina, hormônio responsável por regular a glicose no sangue.

Por isso, os doces costumam ser vistos como vilões para quem tem essa doença, mas um estudo recente aponta que um doce muito famoso pode ajudar a reduzir o risco de diabetes tipo 2 e oferecer outros benefícios à saúde. Estamos falando do chocolate amargo, uma versão que contém mais cacau em sua composição e é mais saudável.

Chocolate amargo reduz o risco de diabetes tipo 2

O estudo, publicado na The BMJ, uma revista médica internacional, analisou dados de mais de 190 mil pessoas. Os pesquisadores utilizaram como base questionários de três levantamentos feitos por profissionais de saúde em 1986, 1991 e em 2006. Os pacientes que participaram falaram sobre o seu consumo de chocolate e que tipo costumavam consumir.

A partir da análise de dados, foi possível identificar que aqueles que comeram cinco ou mais porções semanais de qualquer chocolate tiveram 10% a menos diabetes tipo 2. Já aqueles que comeram o chocolate amargo apresentaram uma redução de 21% nas chances de desenvolvimento da doença.

Com uma quantidade maior de cacau e menos açúcar, o chocolate amargo é mais saudável (Créditos: Shutterstock)

Com uma quantidade maior de cacau e menos açúcar, o chocolate amargo é mais saudável (Créditos: Shutterstock)

Isso porque o grande diferencial do chocolate amargo está na maior quantidade de cacau em sua composição. O cacau é uma ótima fonte de flavonoides, composto capaz de melhorar a resistência à insulina, regulando os níveis de açúcar no sangue e diminuindo o risco de diabetes. No entanto, o médico Qi Sun, principal pesquisador do estudo, alerta que o doce sozinho não deve ser considerado uma espécie de alimento milagroso na prevenção da doença.

O chocolate amargo contém pelo menos 50% de cacau, enquanto o chocolate ao leite apresenta uma quantidade bem menor e costuma ter mais açúcar adicionado. Quanto maior o cacau e menor o teor de açúcar, maiores os benefícios para a saúde, ou seja, quanto maior o percentual de cacau na barra, como os de 80% ou 90%, melhor.

Outros benefícios do chocolate amargo para à saúde

Além de ajudar na prevenção da diabetes, o chocolate amargo também oferece outros benefícios à saúde. Dentre eles a preservação da memória graças a presença de flavonoides que também ajudam a melhorar a função cerebral com sua ação antioxidante. Por conta disso, estudos apontam ainda que o doce pode prevenir o surgimento de doenças como Alzheimer e Parkinson.

Além disso, o consumo regular de chocolate amargo melhora a saúde do coração e diminui o colesterol. O doce também é associado, há bastante tempo, a uma melhora do bem-estar, reduzindo o estresse e a ansiedade.

Veja mais:

Alimentos vilões do coração: cardiologista revela as comidas que mais prejudicam a saúde cardiovascular e aumentam o risco de doenças cardiovasculares
Você só precisa de 1 folha dessa planta para controlar inflamações, diabetes, infecção urinária, pressão alta, colesterol e gastrite

Temas relacionados