Apesar de ser um alimento muito calórico – são quase 195 kcal em apenas 100 gramas –, a azeitona é conhecida por ser benéfica para a saúde. Graças aos seus nutrientes, ela está associada ao fortalecimento do sistema imunológico, melhora da pele, regulação do intestino, proteção do coração e da saúde ocular, dentre outras coisas. Não é à toa que o alimento faz parte de tantos pratos diferentes!
No entanto, além de uma fonte de vitaminas, minerais, antioxidantes e ácidos graxos, pesquisadores da Virginia Tech, nos Estados Unidos, acreditam que ela também pode ser uma poderosa aliada contra a diabetes e diabetes tipo 2. Entenda como isso é possível no blog do TudoGostoso.
Como azeitonas podem combater a obesidade e diabetes?
Os efeitos positivos da azeitona em condições de saúde crônicas, segundo os especialistas da Virginia Tech, se devem ao ácido elenólico.
Testes iniciais com roedores mostraram que, em uma semana, um tratamento com ácido elenólico foi mais eficiente na redução de açúcar no sangue do que dois medicamentos populares à venda no mercado atualmente.
“No geral, o estudo mostrou que o ácido elenólico das azeitonas tem efeitos promissores na liberação hormonal e na saúde metabólica, particularmente em condições de obesidade e diabetes”, explicou Dongmin Liu, um dos cientistas da Virginia Tech.
Isso ocorre porque o ácido elenólico estimula, especificamente, a produção de dois hormônios ligados aos níveis de açúcar no sangue e que são responsáveis pela sensação de saciedade, o GLP-1 e PYY.
A substância pode ser encontrada, principalmente, no azeite de oliva extravirgem e azeitonas maduras. Mas, se você está pensando em correr para comprar o ingrediente, pode parar: o consumo in natura precisaria ser altíssimo para que uma pessoa pudesse usufruir dos benefícios do ácido elenólico.
Além disso, como o estudo ainda está em fase inicial, os especialistas da Virginia Tech precisam realizar mais testes antes de avançar para a próxima fase, em que avaliam seu impacto no corpo humano.
Veja mais!
Dicas de ouro como o preço do azeite: 4 detalhes essenciais para checar antes de escolher o seu azeite
Quem quer emagrecer pode usar azeite na salada? Descubra benefícios e quando o hábito atrapalha a dieta