• Entrar
  • Cadastrar
Dicas de ouro como o preço do azeite: 4 detalhes essenciais para checar antes de escolher o seu azeite
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Se você vai pagar caro pelo azeite pensando na sua saúde, cuidado para não jogar dinheiro fora com o produto errado

Dicas de ouro como o preço do azeite: 4 detalhes essenciais para checar antes de escolher o seu azeite

Dicas de ouro para fazer as melhores escolhas de azeite com foco na sua saúde (Foto: Shutterstock)

O azeite é uma excelente fonte de gordura boa para o dia a dia, mas os preços continuam alto. Para quem não abre mão dos benefícios desse produto no preparo dos pratos, com certeza deve derramar uma lágrima a cada ida ao mercado para abastecer a despensa.

Mas já que é para pagar caro e usufruir dos benefícios do azeite, o ideal é aprender a fazer a melhor escolha para não comprar o produto que não alcança os seus requisitos desejados.

Você quer mais saúde no seu prato? Então veja as dicas da chef Lorena Paim sobre como escolher o melhor azeite para a saúde.  

Aprenda a comprar azeite de oliva e garanta os benefícios à sua saúde 

O azeite de oliva é um alimento muito recomendado pelos especialistas de saúde devido aos seus diversos benefícios para o corpo. Mas é preciso fazer as escolher certas para levar para casa o produto que não atende os requisitos desejados.

Por este motivo, a chef Lorena Paim dá algumas dicas valiosas para comprar o produto que está fazendo jus à fama de ouro líquido, não apenas pelas vantagens para a saúde, mas pelo alto custo no supermercado. Confira as dicas!

Data do envase:

Confira a data do envase na garrafa. Quanto mais novo o azeite for, melhor ele será. Azeites envasados com menos de 12 meses são superiores em sabor e preservam suas qualidades benéficas à saúde. Uma boa dica é buscar azeites que foram produzidos e envasados no mesmo local.

Dispense misturas:

Não esqueça de conferir os ingredientes no azeite para evitar misturas indesejadas. Um bom azeite tem apenas um único ingrediente na composição. Para diminuir o valor final do produto, muitas marcas misturam o azeite com óleos refinados como sol e girassol.

Extração adequada:

Verifique se o azeite foi extraído a frio. No processo, as azeitonas não são aquecidas em temperaturas superior a 28 graus. Além de garantir que o aroma e o sabor sejam preservados, isso faz com que o azeite mantenha suas propriedades nutricionais.

Atenção à acidez:

Em geral, os melhores azeites possuem uma baixa acidez. Quanto menor o nível, maior será a quantidade de gorduras boas e, consequentemente, mais benefícios para a saúde. Segundo a legislação, um azeite extravirgem deve possuir, no máximo, 0,8% de acidez. Já no virgem, o limite de acidez é maior, variando de 0,8% até 1,5%.

Algumas dicas essenciais no armazento e consumo do azeite

Algumas dicas são fundamentais para a melhor preservação do seu azeite de oliva. E você já deve começar tendo atenção ao armazenamento!

  • O ideal é que o produto esteja em embalagem de vidro e em local escuro para preservação de sua qualidade;

  • Para o uso culinário, não há problema em utilizar o azeite virgem, que é encontrado no mercado como azeite "tipo único";

  • Pode aquecer o azeite? Apenas tome cuidado para não aquecê-lo a temperatura superior a 210 graus nos seus preparos;

  • Todo azeite de oliva extravirgem é extraído a frio, mas nem todo azeite extraído a frio é extra virgem.

Veja mais!

Economize: considere essa alternativa igualmente saudável para substituir o azeite de oliva

Esses são os melhores óleos para cozinhar, segundo nutricionista (azeite não é um deles!)

Temas relacionados