• Entrar
  • Cadastrar
Ouro líquido: o que acontece com o corpo se você beber uma colher de azeite de oliva todas as manhãs?
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Entenda por que as pessoas estão tomando azeite em jejum diariamente e quais são os reais efeitos para o corpo

Ouro líquido: o que acontece com o corpo se você beber uma colher de azeite de oliva todas as manhãs?

Nutricionista revela a verdade sobre o consumo de azeite em jejum (Foto: Shutterstock)

Por que as pessoas tomam uma colher de azeite pela manhã? Se você ainda estranha ao saber que esse hábito é bastante comum para quem busca ter uma alimentação saudável, certamente é porque não sabe quais são os efeitos para o seu corpo. E, sim, o azeite de oliva é bom para você.

Seu status de "ouro líquido" não é por acaso. Esse tipo de gordura é um elemento básico da dieta mediterrânea, uma das mais recomendadas no mundo para um ganho de qualidade de vida. Mas será que você realmente deve adicionar uma colher à sua rotina matinal?

O que acontece com o corpo ao tomar uma colher de azeite em jejum diariamente?

Para quem costuma acompanhar as tendências de saúde e coloca em prática as dicas que surgem com promessas para uma melhor qualidade de vida, a ingestão de azeite de barriga vazia tem sido um dos investimentos de muitas pessoas.

A recomendação é tomar uma colher de azeite de oliva extravirgem pela manhã, com o estômago vazio. Esse hábito pode proporcionar inúmeros benefícios à saúde e, muitos afirmam, que pode até mesmo ajudar na perda de peso.

Será que é verdade? A bióloga, pesquisadora e nutricionista Concetta Montagnese esclarece todas as dúvidas ao site La Cucina Italiana. Confira!

Quais os benefícios do azeite de oliva extravirgem para o corpo

Concetta confirma que o azeite de oliva extra virgem (EVOO) é de fato um alimento muito precioso e indispensável, com muitos efeitos benéficos: "É um poderoso ingrediente anti-inflamatório, que ajuda a combater doenças cardiovasculares e diabetes."

Ela acrescenta que ele é rico em importantes ácidos graxos monoinsaturados, incluindo o ácido oleico, e de polifenóis, especialmente o oleocanthal. Outro fator importante é a alta concentração de vitamina E, benéfica para o sistema imunológico e para a pele.

"Graças a seus compostos antioxidantes, ele ajuda as células a se manterem mais jovens. Alguns estudos também associaram o alto consumo de azeite de oliva extra virgem à prevenção do câncer", explica.

Qual a quantidade de azeite de oliva deve ser consumido por dia

Inicialmente, é bom destacar que o melhor azeite para obter o máximo de benefícios é o azeite de oliva extravirgem (EVOO), pois tem uma concentração maior de todas as vitaminas e antioxidantes excelentes.

Para se beneficiar das suas vantagens, o ideal é consumir mais de 20 gramas de azeite de oliva por dia, ou seja, mais de duas colheres de sopa.

No entanto, como lembra a nutricionista, o azeite de oliva extravirgem é um alimento muito calórico (100 gramas possui cerca de 900 calorias): "As diretrizes italianas sugerem o consumo de 20 a 40 gramas por dia, de duas a quatro colheres de sopa."

O azeite de oliva é indicado em casos de obesidade e síndrome metabólica

A nutricionista lembra que quando se fala em dieta equilibrada, não deve ser apenas considerado o número de calorias: "Mas também aos valores nutricionais e a composição do alimento. O azeite de oliva extravirgem contém 99% de gordura, mas, predominantemente, gorduras boas."

Concetta explica que as gorduras boas ajudam a manter o corpo saudável e também são essenciais para o bom funcionamento do metabolismo. "Portanto, esse alimento também é indicado em casos de obesidade e síndrome metabólica", afirma ela.

Já a deficiência é prejudicial ao corpo, acrescenta a especialista: "O EVOO é um dos pilares da dieta mediterrânea e não pode ser substituído por nenhum outro tipo de alimento ou condimento."

Tomar azeite em jejum pela manhã faz bem para a saúde?

Ao contrário do que é propagado nas redes sociais, garante a nutricionista, não é necessário beber azeite de oliva extravirgem pela manhã com o estômago vazio. "Até o momento, nenhum estudo demonstrou que beber azeite pela manhã é mais eficaz do que usá-lo como condimento nas refeições principais", afirma.

Segundo ela, o consumo ao longo do dia é certamente benéfico e mantém o corpo saudável: "Mais do que tomá-lo sozinho, combiná-lo com determinados alimentos pode ajudar a melhorar a absorção de importantes compostos bioativos, como, por exemplo, os antioxidantes do tomate, com efeitos benéficos."

"Está um pouco na moda buscar uma poção mágica para a saúde e, assim, preparar elixires para consumir pela manhã ou com o estômago vazio, mas basta consolidar os hábitos saudáveis da dieta mediterrânea - e usar o azeite como condimento, de preferência cru, e em refogados - para colher todos os benefícios possíveis", garante Concetta.

Veja mais!

Benefícios do azeite em diabéticos: o que acontece com a sua glicose se ingerir a gordura diariamente, segundo a ciência

O benefício de consumir meia colher de sopa de azeite de oliva por dia é surpreendente!

Temas relacionados