• Entrar
  • Cadastrar
Como escolher o melhor azeite no mercado? A cor da tampa influencia? Siga esse passo a passo para acertar na compra!
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Entenda por que existem cores de tampas diferentes no azeite e o que significa a tampa vermelha.

Como escolher o melhor azeite no mercado? A cor da tampa influencia? Siga esse passo a passo para acertar na compra!

Especialista em azeites orienta a não economizar no consumo. Entenda o motivo (crédito: shutterstock)

Escolher o melhor azeite no supermercado nem sempre é uma tarefa fácil quando nos deparamos com tantas opções nas prateleiras. Além do receio de comprar um produto falsificado, a busca pela opção mais saudável é uma das preocupações de quem consome o azeite pensando nos benefícios que ele pode oferecer à saúde, como a redução do risco de de mortalidade

Outra questão recorrente está relacionada às cores variadas das tampas das garrafas de azeite. E a explicação para esse detalhe é surpreendente.

Durante uma participação no podcast “De Onde Vem o Que Eu Como” sobre azeites, o azeitólogo Marcelo Scofano esclareceu várias dúvidas sobre como escolher o azeite ideal nas compras

Escolha o azeite com a data de fabricação mais recente

Segundo o especialista, quanto mais novo for o azeite, melhor. A dica para o consumidor é que não se limite a observar a validade do produto. O ideal é que o azeite tenha sido fabricado há menos tempo. Já a origem do azeite e o sabor são critérios do consumidor e são escolhas pessoais.

Qual a diferença entre azeite virgem, extravirgem e de oliva?

O azeite extravirgem é de melhor qualidade por ser obtido de azeitonas frescas. Ele é extraído através de processo mecânico. O azeite virgem é extraído de azeitonas nem tão frescas e por isso um pouco inferior ao extravirgem. A acidez deve estar entre 0,8% a 2%. O especialista ressalta que a acidez não interfere no sabor.

Já o produto que contém acima de 2% de acidez é um azeite extraído de azeitonas em mau estado de conservação e não deve ser consumido in natura. Este é o caso do azeite de oliva tipo único, que é submetido a uma correção química, um refino industrial. O óleo com acidez zero é enriquecido com 10% a 20% de azeite virgem.

Para que serve o azeite vermelho?  

De acordo com o especialista, o azeite de rótulo vermelho se refere ao oliva tipo único. Ele se diferencia por ser um produto enriquecido com o azeite virgem através de um refino industrial. Isso não significa que seja um produto adulterado, como muita gente questiona na internet.

Entenda o significado das cores das tampas do azeite

Tanto a escolha da cor das tampas do azeite como os rótulos dos produtos são uma decisão de mercado e comercial de cada empresa, afirma o azeitólogo Marcelo Scofano. Em nada tem a ver com as características do óleo, uma vez que não há uma definição de cor determinada por normas.  

'Manteiga' de azeite vai revelar a qualidade do produto

Durante participação no podcast, Renato Oliva, presidente do Ibraoliva, dá uma dica valiosa para testar a qualidade do azeite: colocá-lo em formas de gelo na geladeira e consumir como se fosse manteiga. "Se virar ‘manteiga’, ficar consistente, é um azeite extravirgem. Se não, é um óleo que não presta", alerta. Sabendo disso, na próxima volta ao mercado você já sabe se vale a pena comprar ou não o mesmo produto.

Depois de aberto, o azeite deve ser consumido em até 60 dias

Economizar o azeite e usá-lo em "conta-gotas" não é uma boa ideia, afirma o especialista. Isso porque o ideal é consumir o produto 60 dias depois de aberto. Ele explica que o azeite perde o frescor: "A melhor safra do azeite sempre será a última." 

Para evitar a perda da qualidade do azeite, a compra de embalagens menores pode ser uma melhor opção. Ou você ainda pode preparar opções de azeites aromatizados para incrementar as receitas do dia a dia. 

Saiba qual é o melhor lugar para guardar o azeite

Renato Fernandes inclui uma dica bônus sobre como guardar o azeite em casa. Segundo ele, é fundamental proteger o azeite da luz, do ar e do calor. Esses fatores contribuem para a perda da qualidade. Por isso, ele orienta manter o frasco sempre bem fechado e distante do fogão.

"Coloque num local embaixo de um armário, mais próximo do solo, porque é onde normalmente fica mais frio, ou até mesmo na geladeira", orienta.

Temas relacionados