Difícil encontrar quem não goste do cheiro de manjericão fresco, né? Ele pode perfumar a sua casa, além de servir como ingrediente culinário, seja no molho pesto, nas pizzas ou acompanhando massas em geral, ele faz muito sucesso. Por isso, já que ele é muito versátil, por que não plantar essa folha em casa? Veja agora os passos e como escolher o melhor lugar para que ele possa crescer saudável. Confira!
Esterilize a tesoura
Na hora de enraizar o manjericão, transferindo a muda de lugar, é essencial que você faça a limpeza correta da tesoura, passando o álcool 70% por todas as partes das lâminas. O manjericão é por vezes sensível, então qualquer bactéria pode impedir que o seu crescimento seja feito da forma adequada.
Escolha a ramificação do formato correto
Não pense que todos os galhos do manjericão são a mesma coisa! Se você observar com cuidado, verá que existem diversas ramificações em formato de “V”. Essas são as que você deve escolher para cortar e originar uma nova muda. Outro fator importante é que você deve cortar com cerca de um espaço de 4 dedos abaixo do ponto de encontro no qual os galhos se juntam.
Trabalhe com o manjericão na sombra
Enquanto você faz todo esse trabalho de enraizar o manjericão, é necessário que a planta fique na sombra. Isso faz com que elas percam o mínimo de vitalidade e continuem saudáveis.
Utilize um enraizador
Você encontra um enraizador com muita facilidade em lojas de jardinagem. Basta despejar uma pequena quantidade em um recipiente com água e molhar os galhos cortados de manjericão. O modo de uso varia de acordo com cada produto, mas em geral basta deixar as plantas de molho por cerca de 15 minutos.
Como plantar o manjericão
Passado o tempo do enraizador, distribua os galhos do manjericão em um vaso com adubo. Organize as plantas de uma maneira que elas façam uma espécie de círculo, com o meio vazio. Assim, elas terão espaço conforme forem crescendo. Feito isso, basta regar todos os dias.
O lugar certo para colocar o manjericão
Durante uma semana após plantar o manjericão, deixe o vaso em um local com sombra, que não pegue o sol de maneira direta, mas que tenha uma boa luminosidade natural. Depois desse tempo, coloque a planta ao sol durante duas horas por dia, mas caso prefira deixá-la na sombra, não há problema. O importante é que ela receba luminosidade.
Veja mais
Como plantar alecrim de galho: é bem simples, mas tem que pegar a parte certa do alecrim para fazer a muda
Meu pai é fazendeiro de milho, aqui está o segredo do melhor milho que você vai comer na vida (e só precisa de 2 ingredientes!)
Água com shot de limão: faz diferença nos benefícios se a água for com gás? Nutricionista responde