
Conheça os tipos mais comuns de cebolinha! (Crédito: Reprodução/Spagnhol Plantas no YouTube)
A cebolinha é uma das ervas mais queridas pelos brasileiros e tem um lugar especial em diversos pratos que fazem parte da nossa cultura gastronômica.
Embora muita gente conheça a cebolinha pelo seu sabor inconfundível, poucos sabem que existem diferentes tipos dessa planta - e cultivar cebolinha em casa pode ser mais simples do que parece se você seguir alguns passos.
Continue lendo porque vamos explorar os principais tipos de cebolinha no Brasil e ensinar você a cultivar essa erva em vasos, mesmo que você não tenha quintal ou jardim.
Diferentes tipos de cebolinha no Brasil
O tipo de cebolinha mais comum é exatamente a Cebolinha Comum (Allium fistulosum), a mais popular e amplamente cultivada em todo o Brasil. Ela tem um aroma suave que mistura características de alho e cebola. É facilmente encontrada em hortifrutis e supermercados, muitas vezes já cortada ou até mesmo em sistemas hidropônicos.
A cebolinha francesa é outro tipo, conhecida pelo seu sabor delicado e aroma mais acentuado. Apesar de ter um diâmetro menor em comparação com a cebolinha comum, essa variedade é ideal para pratos mais requintados, como omeletes. No Brasil, a cebolinha francesa também pode ser usada como planta ornamental, oferecendo lindas flores lilases para o seu jardim.
Já a Cebolinha Japonesa (Allium tuberosum) ganhou notoriedade com o crescimento da culinária oriental no Brasil. Também conhecida como Nira, a cebolinha japonesa tem raízes asiáticas e é muito utilizada no Japão e na China. Ela tem um sabor mais forte, tendendo mais para o alho do que para a cebola, o que a torna perfeita para pratos com peixe e outras receitas orientais.
Agora que você já conhece os principais tipos, vamos ver como plantar cebolinha em vasos!
Dicas para plantar cebolinha
O primeiro passo para garantir o sucesso no cultivo da cebolinha é escolher um local que receba bastante sol. A cebolinha gosta de luz e precisa de pelo menos 4 a 6 horas de sol por dia. Se você tem uma varanda ou um espaço que recebe luz solar durante a manhã ou tarde inteira, será ideal para o seu vaso de cebolinha.
Plantando no vaso
A cebolinha adora um solo rico em matéria orgânica. Antes de plantar, certifique-se de que a terra esteja bem preparada, soltinha e aerada. Adicione composto orgânico, húmus de minhoca ou esterco bem curtido. Isso ajudará na retenção de umidade e dará os nutrientes necessários para a planta crescer saudável.
Depois de preparar o solo, é hora de plantar. Se você comprou a cebolinha no supermercado, não jogue fora a parte com as raízes. Corte cerca de dois dedos acima da raiz para permitir que a planta se regenere. No plantio, destaque as mudas e as plante com cerca de 10 cm de distância entre elas.
A cebolinha gosta de umidade moderada. Isso significa que o solo não deve ficar completamente seco, nem encharcado. Utilize o "dedômetro" para medir a umidade: se a terra estiver seca a uma profundidade de 2 cm, é hora de regar.
Ah, e para manter a umidade no solo por mais tempo e evitar a germinação de plantas invasoras, cubra a superfície do vaso com aparas de grama seca ou casca de pinus. Essa cobertura ajudará a manter o solo fresco e úmido, criando um ambiente ideal para a cebolinha.
Quando e como colher a cebolinha?
Após cerca de 30 a 40 dias, a cebolinha estará pronta para a colheita. Use uma tesoura ou faca afiada para cortar as folhas sempre a dois ou três dedos acima do solo. Evite arrancar as folhas com as mãos para não prejudicar o desenvolvimento de novas folhas.
Viu como é fácil? Cultivar cebolinha em casa pode ser uma atividade prazerosa e você terá um tempero fresco sempre à mão. Demais, né?
Horta em casa: confira algumas dicas para cultivar suas próprias hortaliças e temperos
Horta vertical: Como fazer uma hortinha natural na sua cozinha e ter mais frescor na comida?