Cultivar uma horta em casa oferece uma série de vantagens. Além de ser uma atividade prazerosa, a prática contribui para uma alimentação mais saudável e livre de agrotóxicos. O plantio caseiro de temperos e hortaliças também é uma alternativa para quem deseja economizar nas compras do mês. Em tempos de preços elevados, os produtos da horticultura são os que costumam ficar mais caros nas feiras e supermercados. Portanto, se você tem interesse em usufruir de todos os benefícios dos alimentos orgânicos, vale a pena investir em uma horta na sua casa. Quer saber como? O TudoGostoso separou algumas dicas que podem te ajudar a dar o primeiro passo. Confira.
Como fazer uma horta caseira: primeira etapa é decidir o que plantar
O primeiro passo para começar uma horta caseira é saber o que plantar. O ideal é escolher as hortaliças e temperos que melhor se adaptam às condições da sua casa. Se você mora em apartamento ou em um lugar sem muito espaço, por exemplo, o mais indicado é optar por espécies que não precisam de tanta exposição diária à luz solar. Algumas opções de hortaliças e temperos que se dão bem em apartamentos são:
- Hortelã
- Manjericão
- Alecrim
- Salsa
- Salsinha
- Coentro
- Cebolinha
- Tomilho
- Pimenta
- Orégano
- Folha de louro
Para quem mora em casa com quintal, montar uma horta fica um pouco mais fácil. Você pode realizar o cultivo diretamente no solo ou montar um canteiro com alguns recipientes para plantar as hortaliças e temperos. Pneus, copinhos de café, garrafas PET, canos de PVC, baldes, latas, vasos, entre outros materiais são ótimas opções para utilizar na construção de uma horta caseira no quintal.
Fique atento à iluminação e ao consumo diário de água
Antes de montar sua horta caseira, tenha em mente que o plantio de hortaliças exige dedicação, tempo e cuidado. Portanto, fique atento às condições que aquele lugar deve oferecer para que a plantação vingue. É muito importante que o local da horta tenha uma boa ventilação e receba luz solar. Até mesmo as plantas que se dão bem em ambientes internos precisam de um pouco de iluminação do sol. Afinal, nenhum vegetal sobrevive à escuridão.
Se a sua horta for no quintal, dê preferência por áreas que recebam sol, mas que também tenham um leve sombreamento. Em alguns casos, a exposição solar por muitas horas pode queimar as folhas das hortaliças ou deixá-las muito secas.
Não se esqueça de fornecer água para as hortaliças regularmente. A quantidade de vezes por dia depende de cada espécie, mas a recomendação é regar sua horta diariamente.
Agora que você já sabe o que plantar e como cuidar de uma horta em casa, nada te impede de cultivar suas próprias hortaliças e temperos. Com dedicação e cuidado é possível obter alimentos de qualidade que farão toda a diferença na sua saúde.
Veja também:
Como fazer um terrário: confira as dicas